Agora

Segurada espera benefício há um

A consultora deu entrada no benefício em janeiro e espera a resposta de recurso desde setembro

-

A consultora em políticas públicas Maria Magdalena Alves, 75 anos, espera há cinco meses um recurso administra­tivo contra a negativa de sua aposentado­ria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Aposentada pela Prefeitura de São Paulo desde 1991, ela descobriu há poucos anos que teria direito à aposentado­ria por idade pelo INSS, pois tem tempo de contribuiç­ão para a iniciativa privada que não foi utilizado na concessão de sua aposentado­ria concedida no serviço público. Em casos como o de Magdalena, é possível acumular duas aposentado­rias por se tratar de sistemas previdenci­ários diferentes.

Com 15 anos de contribuiç­ão ao INSS, ela protocolou o pedido em janeiro do ano passado. “Em agosto, eles negaram e eu entrei com o recurso”, diz ela, que pediu a aposentado­ria na APS (Agência da Previdênci­a Social) Xa- vier de Toledo, na região central da capital.

Segundo a consultora, o INSS lhe avisou em julho que faltavam documentos.

Após a negativa do benefício, em agosto, a segurada protocolou um recurso na mesma agência. Porém, ela reclama da demora para o processo andar. “Não houve atualizaçã­o no sistema desde que eu protocolei o recurso. Nem foi distribuíd­o ainda.”

Em nota, o INSS informou que o processo de recurso foi encaminhad­o para a 14ª Junta de Recursos da Previdênci­a Social no dia 21 de dezembro, um dia após o questionam­ento pela reportagem. Segundo o instituto, a segurada será comunicada da decisão por carta.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Maria Magdalena, 75 anos, é aposentada pela prefeitura, mas tem tempo de contribuiç­ão para se aposentar por idade pelo INSS e não consegue o benefício
Rivaldo Gomes/Folhapress Maria Magdalena, 75 anos, é aposentada pela prefeitura, mas tem tempo de contribuiç­ão para se aposentar por idade pelo INSS e não consegue o benefício

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil