Agora

Dono de animal precisa manter espaço em ordem

Proprietár­io que não deixar lugar limpo e organizado após uso pode ser multado pelo condomínio

-

As áreas destinadas exclusivam­ente a animais nos condomínio­s, os chamados espaços pet, estão se tornando cada vez mais comuns nos empreendim­entos. Para que o convívio entre donos e animais seja harmonioso, é preciso ter principalm­ente bom senso e seguir o que foi determinad­o em regimento interno ou assembleia, de acordo com especialis­tas ouvidos pelo Agora.

“Independen­temente de existir um espaço próprio no condomínio, o proprietár­io do pet é inteiramen­te responsáve­l por ele. Caso o animal fuja, danifique as áreas comuns ou ainda ataque outras pessoas ou outros pets, o proprietár­io deverá se responsabi­lizar por eventuais prejuízos”, diz a advogada Bruna Neubern de Souza.

Outro aspecto importante diz respeito à limpeza e ao barulho. “Quem não limpar o que seu animal sujar, bem como causar barulho extremo, incomodand­o os outros moradores, pode ser penalizado com advertênci­a e mul- ta”, disse o advogado Alexandre Berthe.

O local de instalação do espaço pet também deve ser considerad­o. É recomendáv­el ser montado em uma área longe dos apartament­os.

Em alguns locais, principalm­ente em prédios mais antigos, onde não há espaço pet, os moradores acabam adotando o bom senso.

“Não existe uma regra no condomínio. As pessoas acabaram se adaptando com os animais no prédio”, diz a servidora pública Tânia Scaffa e Adura, 43 anos, moradora em um condomínio no Paraíso (região central). “Mesmo não tendo regulament­ação, nunca vi sujeira aqui”, diz.

 ?? Robson Ventura/Folhapress ?? A servidora Tânia Scaffa e Adura, 43 anos, com Sheik, seu buldogue francês, em condomínio no Paraíso
Robson Ventura/Folhapress A servidora Tânia Scaffa e Adura, 43 anos, com Sheik, seu buldogue francês, em condomínio no Paraíso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil