Agora

Turistas aprende

-

A 10ª edição do Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau (SC) começa no próximo dia 7 e vai até o dia 10 de março com mais de 130 fabricante­s da bebida expostos no parque Vila Germânica. São mais de 800 rótulos diferentes e vários estilos da iguaria. Visitantes têm quatro dias para poder degustar doses de 100 ml a 300 ml e se divertir com os shows.

Segundo Ricardo Stodieck, presidente do parque Vila Germânica e secretário de turismo e lazer da cidade, 40 mil pessoas são esperadas para o encontro, que já se tornou parte do calendário da cidade. “É o evento em forma de festival mais estruturad­o do país e mais barato também. São cervejeiro­s que colocam seus produtos, dividem e trocam figurinhas com consumidor­es. É uma troca muito bacana.”

Antes do festival, acontece o Concurso Brasileiro de Cervejas, que elege os melhores rótulos, entre 2.859 inscritos. O Concurso não é aberto ao público, mas atesta a qualidade das iguarias. No festival, haverá muita gastronomi­a, debates, palestras sobre o universo da bebida e shows com bandas locais e de diversos estilos, do samba e sertanejo ao rock.

“O festival atende ao consumidor final, que gosta de apreciar uma cerveja artesanal de qualidade. Os preços são populares [veja acima] e é uma diversão”, completa.

A diferença deste evento para a Oktoberfes­t, que ocorre na mesma cidade, em outubro, é que nesta segunda o visitante recebe um único copo de 400 ml para provar bebidas. No festival, o próprio turista escolhe o quanto ele quer beber.

“É justamente para haver uma degustação, uma experiment­ação real dos produtos. Os preços dos copos não passam de R$ 25”, adianta.

O presidente da empresa que organiza o festival, Richard Steinhause­n, dá uma dica de roteiro. “É bom chegar cedo e provar tudo com calma. É um passeio prazeroso”, destaca.

É a mesma opinião do empresário catarinens­e Leandro Pereira, 34 anos. Esta será a quarta vez que ele vai ao evento. “Logo na primeira vez que eu fui achei fantástico, cada estande explicando sobre suas cervejas e seus chopes”, diz. “Eu gostei tanto da experiênci­a que venho pensando em criar o meu próprio rótulo”, finaliza.

O engenheiro paulista Bruno La Pastina, 28 anos, já começou a se programar para ir ao festival deste ano. De acordo com ele, o intuito é aprender o máximo e também se divertir. “Sempre gostei de cerveja, sim, e, apesar de ter ido somente uma vez ao evento, tenho certeza de que vou aprender coisas novas neste ano. São muitas cervejaria­s que estão expondo seus produtos. É impos-

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil