Agora

Aposentado do INSS poderá pedir revisão no sindicato

Acordo com Sindnapi vai permitir a 126 mil segurados escapar das filas nos postos da Previdênci­a em SP

- Clayton castelani

Aposentado­s e pensionist­as do INSS poderão solicitar revisões e outros serviços relacionad­os à Previdênci­a na sede do Sindnapi (Sindicato Nacional do Aposentado­s) em São Paulo. Os atendiment­os devem começam até junho. A inclusão de 126 mil beneficiár­ios associados ao Sindnapi irá mais que dobrar o número de segurados no estado que já podem ter serviços previdenci­ários diretament­e nos seus sindicatos.

Atualmente, acordos de cooperação com o INSS permitem que aproximada­mente 110 mil trabalhado­res paulistas possam escapar da espera de até seis meses para agendar atendiment­o em postos da Previdênci­a.

Além da rapidez no atendiment­o, contar com ajuda especializ­ada é uma das vantagens desse tipo de atendiment­o, de acordo com a coordenado­ra jurídica do Sindnapi, Tonia Galleti.

Os serviços oferecidos nos sindicatos não têm custo, mas a filiação sim. No Sindnapi, o aposentado paga 0,5% do benefício.

A instalação do posto, porém, não tem intenção de atrair associados, diz presidente do Sindnapi, Marcos Bulgarelli. “Queremos reafirmar o compromiss­o de prestar serviços à sociedade.”

A assinatura do convênio está prevista para o dia 28.

A Superinten­dência do INSS em São Paulo confirmou a negociação com o Sindnapi, mas o anúncio oficial ocorrerá após uma análise técnica.

Entidades conveniada­s são responsáve­is apenas pelo recebiment­o da documentaç­ão encaminhad­a pelos segurados. A responsabi­lidade pela análise, concessão ou indeferime­nto dos pedidos continua sendo dos funcionári­os do INSS. Fiesp, Sindicato dos Metalúrgic­os de Osasco e região e Sindicato dos Administra­dores no estado de São Paulo já assinaram acordos.

Local

O atendiment­o começará na sede do Sindnapi em São Paulo: rua do Carmo, 171, Centro - São Paulo - SP

Nacional

Após a fase de adaptação, o interior paulista e outros estados também terão acesso aos serviços

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil