Agora

Carro do Uber que anda sozinho mata pedestre nos EUA

Empresa suspendeu testes com veículos sem motorista nas ruas dos Estados Unidos e do Canadá

- (Agências)

Uma mulher em Tempe, no Arizona, morreu após ter sido atropelada por um carro autônomo operado pela Uber, informou a polícia da cidade americana ontem, no que parece ser a primeira morte conhecida de um pedestre atingido por um veículo autoguiado em via pública.

O carro estava em modo autônomo, mas com um motorista no volante por segurança, quando atingiu a mulher, que atravessav­a a rua fora do cruzamento para pedestres, disse a polícia.

A vítima é Elaine Herzber, 49 anos, que chegou a ser levada a um hospital próximo, mas não resistiu.

A Uber disse que cooperava plenamente com as autoridade­s e que estava suspendend­o seus testes com veículos autônomos nos Estados Unidos (Tempe, São Francisco e Pittsburgh) e no Canadá (Toronto). “O veículo estava viajando para o norte quando uma mulher caminhando fora do cruzamento atravessou a estrada de oeste a leste e foi atingida pelo veículo da Uber”, afirmou a polícia.

O modelo envolvido é um Volvo XC90. Em novembro de 2017, a Uber negociou com a Volvo a compra de 24 mil unidades do SUV entre 2019 e 2021, mas já testava 100 unidades do modelo.

A Volvo confirmou que o veículo é um Volvo XC90, mas disse que a tecnologia autônoma do modelo não foi fabricada por ela. A fabricante originalme­nte sueca pertence ao grupo chinês Geely.

A NHTSA (National Highway Traffic Safety Administra­tion) e a NTS (National Transporti­on Safety), entidades de segurança do trânsito nos EUA, enviaram equipes ao local para investigar­em as causas do atropelame­nto.

 ?? Reprodução ?? Imagem da rede de televisão ABC mostra a cena após o acidente com o carro autônomo do Uber
Reprodução Imagem da rede de televisão ABC mostra a cena após o acidente com o carro autônomo do Uber

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil