Agora

A saúde do SUS

-

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituiç­ão de 1988 com uma meta generosa: atender a todos os cidadãos do país, sem discrimina­ção.

Ele completa 30 anos com resultados importante­s. Sete em cada dez brasileiro­s usam apenas os seus serviços, sem recorrer à rede privada.

O SUS oferece acesso gratuito a todas as vacinas recomendad­as pela Organizaçã­o Mundial de Saúde e cuida do maior modelo público de transplant­es de órgãos do mundo.

Também dá assistênci­a integral aos portadores do HIV e de diversas doenças graves. Desde 1994, desenvolve um bom programa de atenção básica, o Estratégia Saúde da Família.

Mas todo mundo conhece os problemas do sistema. São longas filas e dificuldad­es nos casos mais complicado­s. Não é à toa que a população elegeu a saúde como o maior problema do país em pesquisa Datafolha.

Um problema, claro, é a falta de grana. As estatístic­as mostram que o gasto público brasileiro no setor está bem longe dos padrões dos países desenvolvi­dos.

Só que não adianta ficar esperando mais dinheiro do governo federal, dos estados e dos municípios. Quase todos estão na pindaíba.

O jeito, pelo menos por enquanto, é gastar melhor o que se tem. E há muito para fazer.

Um bom começo é fortalecer a atenção básica, que pode resolver a maior parte dos problemas sem precisar dos especialis­tas.

É preciso pensar em tudo isso já, porque a população brasileira está ficando cada vez mais idosa. Isso significa que o trabalho do SUS vai aumentar nos próximos anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil