Agora

Moda de fazer geleca em casa requer atenção dos pais

Criançada produz brinquedo em casa e mostra na internet. Alguns ingredient­es fazem mal à saúde

- Amanda gomes

Elas são coloridas, elásticas, fazem barulho e podem ser feitas em casa. As ‘slimes’, conhecidas também como geleca, são o assuntos do momento entre crianças e adolescent­es. E não basta brincar: agora eles também produzem a geleca. Entretanto, dependendo do ingredient­e usado, ela pode causar danos graves à pele.

A brincadeir­a tomou as redes sociais —há crianças que ganham seguidores ao mostrar como se faz ‘as slimes’. A graça, dizem os pequenos, é fazer a geleca, mostrar para os colegas e postar na rede.

No Youtube, é possível encontrar vários tipos de receitas de ‘slime’. Algumas indicam o uso de produtos com componente­s alcalinos, como sabão, detergente e bórax. Segundo a dermatolog­ista Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatolog­ia, esses produtos podem fazer com que as crianças desenvolva­m uma alergia, chamada dermatite atópica, justamente pelo fato de a pele delas ser mais frágil.

Segundo ele, os pais devem conversar com os filhos e mostrar os riscos de fazer a ‘slime’. “Acho legal explicar o que pode acontecer e procurar alternativ­as, receitas que não usem componente­s alcalinos”, afirma.

Aprendizad­o

A consultora de vendas Kátia Keiko Suto de Almeida, 34 anos, tem dois filhos, de 11 e 7 anos, que começaram a fazer a ‘slime’. Ela acha a brincadeir­a interessan­te, porque desenvolve a criativida­de.

“Eles gostam de brincar com a geleca que vende em lojas e aprenderam a fazer uma caseira. Gosto que façam pois estimula e aprendem muito mais”, diz. Os meninos produzem a geleca no banheiro da casa, sempre com supervisão da mãe.“se fosse com produtos de limpeza não deixaria.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil