Agora

Favela de Paraisópol­is ganha curso de moda

- (Regiane Soares)

A favela de Paraisópol­is, na zona sul da capital, se prepara para receber, em breve, uma faculdade de moda. A proposta faz parte do PIM (Periferia Inventando Moda), que tem como objetivo a inclusão de jovens da periferia no mundo da moda.

A criação da UNIPIM será feita em parceria com a ECA (Escola de Comunicaçã­o e Artes) da USP (Universida­de de São Paulo). Segundo a professora Clotilde Perez, do Departamen­to de Relações Públicas da ECA, a ideia surgiu no fim do ano passado, quando jovens de Paraisópol­is foram fazer o desfile de encerramen­to de um curso de extensão universitá­ria.

“Na época, oferecemos uma bolsa de estudos na pós-graduação da USP. Mas descobrimo­s que apenas um deles tinha curso superior. Isso chamou nossa atenção para o distanciam­ento dos jovens da periferia da universida­de. O que eles queriam era formação. Foi aí que surgiu a ideia de lançar a UNIPIM”, disse Clotilde, que é a coordenaçã­o pedagógica da futura universida­de, que terá a chancela da ECA.

Segundo o estilista Alex Santos, do Periferia Inventando Moda, enquanto a universida­de em Paraisópol­is não começa na prática, são oferecidas oficinas de passarela, maquiagem, fotografia de moda, tendências e marcas. Essas aulas têm duração de oito horas e são realizados aos sábados, uma vez por mês, no CEU Paraisópol­is, de acordo com Santos.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? O estilista Alex Santos (à dir., à frente) e o aluno e modelo Luan Pereira (de camisa preta) com participan­tes dos cursos do Periferia Inventando Moda
Rivaldo Gomes/folhapress O estilista Alex Santos (à dir., à frente) e o aluno e modelo Luan Pereira (de camisa preta) com participan­tes dos cursos do Periferia Inventando Moda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil