Agora

Humorista Agildo Ribeiro morre aos 86 anos no Rio

Conhecido como “Capitão do Riso”, fez história em shows de humor na televisão e filmes para o cinema

- (FSP)

Morreu ontem o ator e humorista Agildo Ribeiro, aos 86 anos, na sua casa na Zona Sul do Rio de Janeiro, em decorrênci­a de problemas cardíacos. A informação foi confirmada pela Rede Globo, da qual ele era contratado.

Conhecido como “Capitão do Riso”, Agildo tem trajetória que se confunde com a história do humor televisivo no Brasil. Ele integra uma geração que marcou época, ao lado de Costinha, Golias, Dercy Gonçalves, Chacrinha, Paulo Silvino, Chico Anysio e Jô Soares, entre outros.

Nascido em 26 de abril de 1932, no Rio de Janeiro, Agildo vinha de uma família de políticos e militares. Seu pai, o oficial do exército Agildo Barata Ribeiro (19051968), foi obrigado a se exilar com a família em Portugal depois do fim da Revolução Constituci­onalista de 1932 e se tornaria vereador pelo PCB em 1947. O tio avô do comediante, Cândido Barata Ribeiro, foi o primeiro prefeito do Distrito Federal —na época, a cidade do Rio.

Agildo iniciou a carreira no teatro e foi o primeiro ator a interpreta­r João Grilo, o personagem central da peça “Auto da Compadecid­a”, de Ariano Suassuna, em 1957.

Foi também um dos primeiros artistas contratado­s da Globo, em 1965, e fez longa carreira na emissora, participan­do de programas de auditório, fazendo vinhetas ao vivo, novelas e diversos quadros humorístic­os —como “Mister Show” (1969-70), ao lado do ratinho Topo Gigio, e “Escolinha do Professor Raimundo”, com Chico Anysio.

Nos últimos anos, esteve no elenco de “Zorra”, humorístic­o da Globo resultado da reformulaç­ão do programa original “Zorra Total”, que Agildo integrou desde a criação em 1999. Participou também do “Praça Brasil”, criado pela Band em 1987 e que daria origem a “A Praça é Nossa”, do SBT, também com participaç­ão de Agildo. Ainda na emissora de Silvio Santos, ele participou do humorístic­o “Não Pergunta que Eu Respondo” (1993).

 ?? Divulgação ?? O humorista Agildo Ribeiro, como o personagem professor, em cena do Zorra Total, da Rede Globo
Divulgação O humorista Agildo Ribeiro, como o personagem professor, em cena do Zorra Total, da Rede Globo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil