Agora

Irmãs têm doença ao mesmo tempo

- (TC)

Três irmãs que moram na mesma casa, no Jardim da Saúde (zona sul), começaram a sentir os sintomas da conjuntivi­te viral na segundafei­ra passada, logo após o horário do almoço, cada uma em seu emprego. Duas delas estavam ontem no hospital Cema, na Mooca (zona leste), para consulta médica.

De óculos escuros, por sensibilid­ade à luz, a ajudante de limpeza Jaciene Romana, 47 anos, contou como surgiram os sintomas. “No começo, pensei que fosse sujeira no olho, como uma areia. Depois percebi que tinha algo a mais ali, porque comecei a ter muitas dores. Está está dolorido”, disse ela, que trabalha em uma escola.

Para evitar mais contaminaç­ões na família e até para colegas de trabalho, as irmãs começaram a tomar medidas de higiene mais rigorosas.

“Separamos as toalhas, usamos individual­mente até as de mão. Além disso, cada uma também passou a trocar o lençol e as fronhas da cama a cada dois dias”, afirmou a atendente Sueli Josefa da Silva, 42 anos, exibindo o colírio lubrifican­te. Sueli tem um filho de quase dois anos e teme que ele se contamine.

Outra paciente que também aguardava atendiment­o era a securitári­a Márcia Alves, 45 anos. Na quinta-feira da semana passada, ela fez uma cirurgia para reconstrui­r o canal lacrimal e diz que passou a exibir os sintomas de conjuntivi­te dois dias depois. “Comecei a sentir uma ardência”, afirmou Márcia, que está se tratando com colírio com antibiótic­o. Desde então, ela está de licença do trabalho.

 ?? Ronny Santos/folhapress ?? As irmãs Jaciene Romana (de óculos), 47 anos, e Sueli Josefa da Silva, 42 anos, no hospital, após diagnóstic­o de conjuntivi­te; mais uma irmã delas tem a doença
Ronny Santos/folhapress As irmãs Jaciene Romana (de óculos), 47 anos, e Sueli Josefa da Silva, 42 anos, no hospital, após diagnóstic­o de conjuntivi­te; mais uma irmã delas tem a doença

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil