Agora

Morre aos 93 anos a atriz Eloísa Mafalda

Artista, que sofria com a doença de Alzheimer, ficou famosa por viver papéis maternos

- (FSP) (Globo, 1992)

Conhecida por tipos maternos nas telenovela­s da Globo, a atriz Eloísa Mafalda morreu na noite de anteontem, aos 93 anos, em sua casa, em Petrópolis, no Rio.

Ela sofria de doença de Alzheimer e estava afastada da televisão desde 2002, quando fez seu último papel: a dona Carmem da novela “O Beijo do Vampiro” (Globo).

Nascida em Jundiaí em 1924, Eloísa Theotto começou sua carreira em radionovel­as, nos anos 1950. Um de seus papéis mais conhecidos foi o da dona Nenê, na primeira versão da série “A Grande Família”, exibida pela Globo entre 1972 e 1975.

Ela deixa dois filhos, dois netos e dois bisnetos. Amigos e familiares foram às redes sociais para prestar homenagens. Até o encerramen­to desta edição, não havia informaçõe­s sobre velório.

“Foi a primeira mulher que me pegou no colo. Antes de me colocarem no colo da minha mãe, ela me pegou da mão da obstetra e disse: ‘É meu neto!’ Nosso amor sempre foi explícito”, escreveu Marcelo Berro em mensagem postada no Facebook.

Eloísa Mafalda conseguiu criar uma carreira sólida, com elogios da crítica e carinho do público, quase que só interpreta­ndo mães.

A mais emblemátic­a de todas foi dona Nenê, justamente em “A Grande Família”. Mas houve dezenas de outras, com nomes precedidos por ‘dona‘: dona Pombinha (“Roque Santeiro”, Globo, 1985), dona Delfina (“Meu Bem Querer”, Globo, 1991), dona Mariana (“Paraíso”, Globo, 1982).

Sofrendo de Alzheimer e com dificuldad­e crescente para decorar textos, afastouse das novelas em 2002, depois de participar de “O Beijo do Vampiro”. “Gabriela” “Pedra sobre Pedra”

 ?? Divulgação ?? Eloísa Mafalda
osma1n0ue0­la1, em de Areia”
Divulgação Eloísa Mafalda osma1n0ue0­la1, em de Areia”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil