Agora

Mais segurados podem ter atrasados no INSS

Abertura de vagas nos postos do estado fez subir em 37% os segurados que têm pedidos em análise

- Clayton castelani

É possível que nem todas contribuiç­ões estejam no Cnis Nesse caso, o INSS vai pedir provas dos recolhimen­tos Os documentos mais importante­s são carteiras profission­ais e carnês de contribuiç­ão (para autônomos)

Em menos de dois meses, mudanças no atendiment­o do INSS em São Paulo aumentaram em 37% os processos de segurados sob análise do órgão.

Na prática, isso significa que quem agenda um pedido de benefício hoje tem mais chances de esperar menos pela concessão ou, ao menos, pode receber mais valores em atrasados.

Em 19 de março, a Superinten­dência do INSS em São Paulo anunciou aumento de 80% das vagas na agenda de atendiment­os com hora marcada nas agências.

O objetivo, segundo a superinten­dência, era amenizar as dificuldad­es enfrentada­s por segurados que nem sequer conseguiam agendar atendiment­o ou procuravam vagas em outras cidades.

Essa alteração fez subir de 86,2 mil para 118,1 mil o número de requerimen­tos que entraram no órgão entre 19 de março e 30 de abril.

Houve impacto também no tempo entre o pedido, feito por telefone 135 ou site (inss.gov.br), e o atendiment­o nas agências: o intervalo atual varia de 12 dias, na Grande São Paulo, a 18 dias, na capital. No interior, a espera é de 17 dias. No restante do país, o atendiment­o leva entre 40 e 100 dias.

O INSS ainda não tem números que permitem afirmar que as alterações aceleraram ou, pelo contrário, retardaram liberações de benefícios.

O fato positivo para o segurado é que, ao conseguir agendar o atendiment­o, é aberta a contagem para o pagamento dos atrasados.

No mês passado, em São Paulo, o intervalo entre requerimen­to e pagamento da aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão era de 96 dias e, na por idade, de 77 dias. A partir do 45º dia de espera, os valores retroativo­s têm correção da inflação.

Direito

Só há pagamento dos atrasados quando é confirmado o direito ao benefício pedido pelo cidadão. Para não perder tempo, portanto, é importante verificar se as exigências foram cumpridas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil