Agora

Brasileiro­s são acusados de ligação com Estado Islâmico

Justiça acata denúncia do Ministério Público Federal contra nove pessoas após um comunicado espanhol

- (FSP)

O Ministério Público Federal acusa 11 pessoas —sendo que nove viraram réus— de tentarem formar uma organizaçã­o criminosa para promover no Brasil a facção terrorista Estado Islâmico e de recrutarem um menor de idade para ataques.

Segundo a denúncia, do dia 20 de abril, os acusados são investigad­os desde 2016 pela Polícia Federal e chegaram a debater a possibilid­ade de cometer atentados em território brasileiro —cogitou-se um ataque no Carnaval do Rio de Janeiro.

No final de abril, a denúncia acabou aceita.

A investigaç­ão começou a partir de um comunicado enviado pela Guarda Civil espanhola dando conta de que números de telefones brasileiro­s estavam em três grupos do aplicativo de mensagens Whatsapp que seriam responsáve­is pela promoção do Estado Islâmico.

As informaçõe­s foram divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada­s pela reportagem, que teve acesso à denúncia feita pelo procurador Divino Donizette da Silva em Goiás.

A partir da informação da Espanha, os policiais chegaram a Weverton Costa do Nascimento, que administra­va grupos de Whatsapp.

A PF chegou a outros acusados, entre eles Welington Moreira de Carvalho, que se autointitu­lava líder da rede terrorista Al Qaeda no Brasil.

Weverton teve a prisão preventiva decretada e está detido, assim como Jhonathan Sentinelli Ramos.

Outros que viraram réus são: Harisson de Souza Andrade, Jonatan da Silva Barbosa, Kleiton Franca Nogueira, Thiago da Silma Ramos Benedito, Matheus Santos Pinaffo, e Antonio Marcos Souza Nascimento.

Respostas

A maioria é representa­da pelos defensores públicos Mariana Costa Guimarães e Carlos de Almeida Sales Macedo. Em nota, eles disseram que não há vínculo permanente entre os acusados e que as provas de acusação “basicament­e se limitam a trocas de mensagens de Whatsapp, o que não configura ato concreto de promoção ao terrorismo”.

 ?? Thaier Al-sudani -27.ago.2017/reuters ?? Integrante do Estado Islâmico ergue bandeira do grupo terrorista no Iraque; brasileiro­s suspeitos estariam se organizand­o no Brasil em grupos de Whatsapp
Thaier Al-sudani -27.ago.2017/reuters Integrante do Estado Islâmico ergue bandeira do grupo terrorista no Iraque; brasileiro­s suspeitos estariam se organizand­o no Brasil em grupos de Whatsapp

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil