Agora

Supermerca­dos já racionam produtos

- (William Cardoso, Gilberto Yoshinaga e UOL)

A Apas (Associação Paulista de Supermerca­dos) confirmou ontem que a greve já causa desabastec­imento nas gôndolas de supermerca­dos paulistas, principalm­ente de produtos perecíveis como frutas, legumes e verduras, de reposição diária. Segundo a entidade, alguns pontos de venda começaram a limitar a quantidade de itens vendidos por consumidor.

O Carrefour limitou compras a somente cinco itens de cada produto por cliente. Segundo a empresa, a orientação foi transmitid­a a todas as unidades, mas não garante que todas a tenham seguido. No Vale do Paraíba, uma rede de supermerca­dos também limitou a venda de produtos.

A associação afirma que carnes, leites e derivados, panificaçã­o congelada e produtos industrial­izados que levam proteína já estão com as entregas comprometi­das.

Superinten­dente da Apas, Carlos Correa, diz que ainda não há uma corrida aos supermerca­dos e que o consumidor não deve se desesperar. “Se comprar dez latinhas de industrial­izados e achar que vou resolver meu problema, não vou consumir essas dez e ainda deixarei outro consumidor sem”, fala.

Correa diz que supermerca­dos trabalham com reserva de 15 a 20 dias em estoque, quando se trata de produtos não-perecíveis. “Passamos o descompass­o de quase uma semana, então temos sete ou oito dias a menos”, explicou.

O Grupo Pão de Açúcar disse que registrou ontem falta de itens de hortifruti nas lojas Extra, Assaí e Pão de Açúcar. Desde ontem, estoques de carnes e aves começaram a ser atingidos, o que poderá causar faltas pontuais.

País

A Abras (Associação Brasileira de Supermerca­dos) diz que já detectou problemas em 15 estados e no Distrito Federal. A entidade diz que busca uma solução para evitar que a população sofra com alta nos preços e que, por enquanto, não tem estimativa de perdas.

 ?? Zanone Fraissat/folhapress ?? Cartaz em Extra na avenida São João, no centro de São Paulo, avisa sobre possível falta de produtos
Zanone Fraissat/folhapress Cartaz em Extra na avenida São João, no centro de São Paulo, avisa sobre possível falta de produtos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil