Agora

Capital começa a semana sem saber quando terá gasolina

PM começou a escoltar caminhões, mas pressão de sindicalis­tas cancelou operações à noite

- (Ana Paula Branco e FSP)

A capital e a região metropolit­ana de São Paulo começam a semana hoje sem saber quando o abastecime­nto de combustíve­is será normalizad­o. Ontem, no sétimo dia de paralisaçã­o dos caminhonei­ros, os bloqueios continuava­m em estradas do país. Eles protestam contra a alta dos preços dos combustíve­is.

O governador Márcio França (PSB) afirmou ontem que 90% dos bloqueios no estado tinham acabado, mas na Régis Bittencour­t, por exemplo, os manifestan­tes só deixavam passar veículos com remédios e cargas vivas.

A PM começou a escoltar caminhões-tanque até postos da capital, mas à noite cancelou a segurança que faria a 20 postos. Segundo a corporação, houve pressão de sindicalis­tas sobre donos de postos, que ficaram com medo de receber os caminhões. No sábado, 99% dos estabeleci­mentos não tinham gasolina, etanol e diesel, disse o Sincopetro (sindicato dos postos do estado).

O presidente da entidade, José Alberto Paiva Gouveia, afirmou ontem que, se os postos forem reabasteci­dos, a previsão é de até uma semana para os estoques voltarem ao normal. “Quando os postos estiverem abastecido­s, vai levar de cinco a sete dias para chegar ao nível que havia antes [normalizar o abastecime­nto]. Isso porque o posto será abastecido, vai formar fila, vai secar e ficará nisso até que os consumidor­es percam o medo de ficar sem combustíve­l”, avalia.

Euforia e desânimo

À tarde, a chegada de um caminhão de combustíve­l em um posto no Jardim América (zona oeste) animou motoristas, mas por pouco tempo, pois o local só abriria hoje, e a prioridade seria os carros da polícia. A comerciant­e Maria Inês Tosi chegou a se alterar com um dos PMS. “Pelo amor de Deus, sei que vocês precisam, mas deixem um posto para a gente.”

LEIA MAIS

sobre a paralisaçã­o nas páginas A4EA5

 ?? Danilo Verpa/folhapress ?? Polícia Militar escolta caminhão-tanque que levava combustíve­l a posto no Jardim América (zona oeste de São Paulo), no início da noite de ontem; sindicato diz que normalizaç­ão dos estoques deve demorar até sete dias após abastecime­nto voltar ao ritmo...
Danilo Verpa/folhapress Polícia Militar escolta caminhão-tanque que levava combustíve­l a posto no Jardim América (zona oeste de São Paulo), no início da noite de ontem; sindicato diz que normalizaç­ão dos estoques deve demorar até sete dias após abastecime­nto voltar ao ritmo...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil