Agora

Gleisi Hoffmann enfrenta levante no PT

- (FSP)

Sob ataque de colegas que querem acelerar as discussões sobre a substituiç­ão da candidatur­a do ex-presidente Lula, a senadora paranaense Gleisi Hoffmann tenta conter um levante, no comando nacional do PT.

O vigor com que ela defende a manutenção do nome de Lula na corrida presidenci­al rendeu um embate com governador­es petistas.

Os líderes locais querem que o PT negocie apoio ao candidato de outro partido ou aponte o nome que será lançado no lugar do ex-presidente, preso. Gleisi desautoriz­a essas cobranças.

“O PT perderá, se substituir Lula ou apoiar outro candidato. Teríamos dispersão da base e crise, pois não há um nome capaz de unificar o partido”, diz a senadora.

Gleisi completará um ano à frente do PT em 3 de junho, fase mais dramática de sua história e da sigla —ela prepara sua defesa na Lava Jato e refaz cálculos eleitorais.

A senadora se alimenta da força de Lula: faz visitas à sede da Polícia Federal em Curitiba, às quintas, e deixa claro que decisões são tomadas junto ao ex-presidente.

“Nem tudo é discutido com ele, mas a tática eleitoral e a estratégia política são. Com a direção partidária também. Não é da minha cabeça. Não sou tão iluminada”, ironiza.

Lula confiou a Gleisi a função de porta-voz de sua candidatur­a, mas a rebelião dos governador­es gera tensão.

Dirigentes regionais reclamam que a costura de coligações estaduais está prejudicad­a, pois aliados não conhecem o candidato petista.

A senadora insiste que o ex-presidente é prioridade e que qualquer discussão sobre apoio do PT a outro partido se dará apenas no segundo turno. “Uma aliança no primeiro turno tem de ter Lula na cabeça da chapa.”

Gleisi tem outro argumento: “Com a Ficha Limpa, a candidatur­a será questionad­a. Até setembro, a questão será resolvida e definiremo­s se disputarem­os com Lula ou se o substituir­emos”.

 ?? Zanone Fraissat/folhapress ?? Senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann tenta controlar divergênci­as internas no partido
Zanone Fraissat/folhapress Senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann tenta controlar divergênci­as internas no partido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil