Agora

Confira se ainda vale a pena investir no Tesouro Direto

- Maria Cristina Frias

Com a decisão do Banco Central de manter a taxa de juros em 6,5%, ainda vale investir no Tesouro Direto? E sobre colocar o dinheiro nos títulos públicos do governo federal, em que tipo de papel colocar?

Para um investimen­to não arriscado e com baixo custo, o Tesouro Direto, em que se aplica pela internet, continua valendo a pena.

Prefixados ou pós-fixados?

Como sempre, onde aplicar depende da expectativ­a do investidor. Os juros pós-fixados, como o Tesouro Selic, que paga a taxa média do dia da aplicação ao saque da Selic, são hoje menos favoráveis do que os prefixados, em 8,73% (com vencimento em 2021), ou o Tesouro IPCA + 2024, que rende a inflação mais 5,21%.

Se, no entanto, a alta do dólar fizer a inflação voltar a subir e o Banco Central tiver de subir a taxa Selic, os títulos pós-fixados se tornarão mais vantajosos.

Mas será que o governo subirá tanto os juros a ponto de essa taxa média ficar acima de 8,73%? Sim, porque é essa a estimativa que o investidor deve fazer para decidir onde aplicar.

Venda antecipada

Vale lembrar que, se o investidor quiser vender seu título antes do vencimento, receberá a taxa média do período em que os recursos ficaram aplicados.

Se o investidor não tiver nenhuma ideia do que pode acontecer com os juros e não quiser correr maiores riscos, os prefixados são a aplicação que determina exatamente o quanto se vai receber.

Por outro lado, no IPCA +, que rende o índice de inflação mais 5,21%, tudo indica que a inflação a partir do ano que vem deverá ser de ao menos 3%, o que torna essa aplicação bem interessan­te.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil