Agora

O ponto de equilíbrio

Contestado quando defendia o São Paulo, Casemiro se torna peça fundamenta­l no Real e na seleção

- (FSP)

O volante Casemiro, de 26 anos, carregou durante o início da carreira a fama de marrento e jogador preguiçoso. Hoje, ele é o ponto de equilíbrio da seleção brasileira e do Real Madrid.

Reviravolt­as e provações sempre fizeram parte da vida do atleta nascido em São José dos Campos (SP).

De família humilde e sem contar com a presença do pai desde os cinco anos, Casemiro foi o responsáve­l por olhar os irmãos Lucas e Bianca enquanto a mãe trabalhava.

Descoberto em uma escolinha de futebol em São José dos Campos, ele foi aprovado pelo São Paulo aos 10 anos, mas só ingressou nas categorias de base do clube quatro anos depois, quando pôde ser alojado. Nesse intervalo, era observado pelo time pelo menos uma vez por mês.

Casemiro, no entanto, teve que superar mais uma dificuldad­e para fazer parte da equipe tricolor. Foi diagnostic­ado com hepatite e ficou três meses sem treinar, com medo de ser dispensado.

Aos 18 anos, estreou pelo time profission­al em 2010. No ano seguinte, se consolidou como titular e foi convocado para o Sul-americano e para o Mundial sub-20, conquistan­do os dois títulos.

Em 2012, não conseguiu manter o nível e foi muito questionad­o. Ganhou a fama de marrento e preguiçoso.

Sem espaço, foi emprestado ao Real Madrid Castilla (time B) em 2013. Menos de seis meses depois, foi contratado em definitivo pela equipe principal. Emprestado ao Porto, foi um dos destaques da equipe portuguesa e retornou ao Real Madrid.

Desde 2016, quando Zidane assumiu o comando, virou titular absoluto. “O Casemiro dá equilíbrio ao time. É um jogador que equilibra sobretudo defensivam­ente”, elogiou o técnico francês.

Com nova ascensão na carreira, virou também dono da posição na seleção. “O domínio que ele tem da posição é impression­ante. A ocupação de espaço que ele tem e o nível de concentraç­ão são incríveis”, diz Tite.

 ?? Javier Barbancho/reuters ?? Casemiro (à esq) posa com Cristiano Ronaldo e Marcelo na comemoraçã­o do título da Liga dos Campeões da Europa, conquistad­o pelo Real Madrid no último sábado, batendo o Liverpool por 3 a 1, na Ucrânia
Javier Barbancho/reuters Casemiro (à esq) posa com Cristiano Ronaldo e Marcelo na comemoraçã­o do título da Liga dos Campeões da Europa, conquistad­o pelo Real Madrid no último sábado, batendo o Liverpool por 3 a 1, na Ucrânia
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil