Agora

Temperatur­a volta a cair a partir de hoje

- (FSP)

A chegada de uma frente fria ao estado de São Paulo ainda hoje vai provocar chuva e também ventos fortes, além de derrubar as temperatur­as na capital, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorolog­ia).

A massa de ar, de origem polar, avança do Sul para o Sudeste do país e pode provocar geadas em alguns pontos do estado já na próxima semana.

Amanhã, a temperatur­a máxima não passa dos 18˚C, e a mínima, de 13˚C. O tempo deve ficar encoberto, com chuvas ocasionais.

Na segunda-feira, o sol pode aparecer novamente, mas a temperatur­a fica entre a máxima de 17˚C e a mínima de 11˚C.

A frente fria ganha um reforço na próxima terça-feira, com mais chuvas. “Na quarta-feira, o tempo deve limpar novamente, com dias mais quentes e madrugadas frias”, diz Villela.

O amanhecer de quintafeir­a, porém, deverá ser o auge do frio na semana, com previsão de 9˚C para a região central da capital.

Entre quarta e quinta-feira, há chance de geada na Serra da Mantiqueir­a e no extremo sul do estado, no Alto Vale do Ribeira e Alto Paranapane­ma.

Em Campos do Jordão (173 km de SP), na próxima quinta-feira, a mínima deverá ser de apenas 3˚C.

A chuva deve ajudar a aumentar a umidade do ar. A capital teve o mês de maio mais seco dos últimos 18 anos, segundo o levantamen­te feito pelo Inmet.

O acumulado de chuva no mês foi de apenas 10,8 mm, na estação meteorológ­ica do Mirante de Santana (zona norte)—a média histórica é de 68 mm.

Foi o maio menos chuvoso desde 2000, quando a estação da zona norte registrou apenas 9,3 mm.

Em 2018, com exceção de março, todos os meses tiveram volumes de chuva abaixo de suas respectiva­s médias históricas.

“O déficit pluviométr­ico dos cinco primeiros meses já supera os 200 mm, cerca de 25% abaixo da média”, informa nota do instituto.

 ?? Jardiel Carvalho - 25.mai.2018/folhapress ?? Faixa de poluição no horizonte da capital durante esta última semana; a cidade teve o mês de maio menos chuvoso desde 2000, com apenas 10,8 mm
Jardiel Carvalho - 25.mai.2018/folhapress Faixa de poluição no horizonte da capital durante esta última semana; a cidade teve o mês de maio menos chuvoso desde 2000, com apenas 10,8 mm

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil