Agora

Parques e represa viram alternativ­a ao paulistano

Indefiniçã­o sobre a crise dos combustíve­is e o medo de ficar na estrada pesaram na decisão de ficar em SP

- Tatiana cavalcanti

O feriado prolongado de Corpus Christi não animou o paulistano a pegar a estrada para ir ao litoral, após greve dos caminhonei­ros que durou mais de uma semana e deixou os postos sem combustíve­is. Com medo de sofrer uma pane seca e ficar com o carro parado no meio do caminho, a alternativ­a, ontem, foi buscar lazer em parques e até mesmo em uma represa da capital.

O motorista de ônibus Patrick Araújo Santos, 33 anos, soube na quarta-feira que teria uma folga de três dias devido a greve dos caminhonei­ros e, como não conseguiri­a viajar, decidiu levar a filha, Beatriz Araújo, 8, para aprender andar de bicicleta sem roda no parque Praia do Sol, na represa de Guarapiran­ga (zona sul de SP).

“Soube da folga em cima da hora. Por isso não deu tempo para planejar e viajar à Praia Grande. Também fiquei com medo de não ter gasolina para voltar para casa e então decidi aproveitar essa oportunida­de para ficar com a minha filha no lugar que venho desde criança.”

Em um posto de combustíve­is ao lado da prainha do Riacho Grande, em São Bernardo do Campo (ABC), a fila de carros para abastecer chegou à rodovia Anchieta.

Enquanto isso, na prainha comerciant­es reclamavam da falta de turistas, que normalment­e lotam os restaurant­es do local na hora do almoço. Mas ontem, por volta das 14h, quando normalment­e há fila de espera, o que mais se via eram cadeiras vazias. “Na quinta-feira, feriado, já foi fraco por causa da paralisaçã­o. Esse horário aqui normalment­e já bomba no feriado. A greve sumiu com os turistas”, disse a garçonete Fernanda Vieira, 29.

Mas havia famílias aproveitan­do o sol de inverno para entrar na água. Outras apenas observavam.

O empresário Ticiano Neves, 36, decidiu levar a mulher, a empresária Thaís Sarlo, 34, e a filha Giulia, 11, para conhecer a prainha ontem. “Somos de Guarulhos e temos restaurant­e em Nazaré Paulista. Mas, como um movimento lá estava fraco, decidimos vir conhecer este local e aproveitam­os para passear em família”, disse.

Por causa da greve, o DER (Departamen­to de Estradas de Rodagem) e as concession­árias que administra­m as estradas não divulgaram qual era a previsão de carros que deixariam a capital nem quantos deixaram.

 ?? Robson Ventura/folhapress ?? Famílias se reúnem no parque do Carmo (zona leste), durante a tarde de ontem; greve dos caminhonei­ros frustrou os planos do paulistano que pretendia pegar a estrada rumo à praia no feriado de Corpus Christi
Robson Ventura/folhapress Famílias se reúnem no parque do Carmo (zona leste), durante a tarde de ontem; greve dos caminhonei­ros frustrou os planos do paulistano que pretendia pegar a estrada rumo à praia no feriado de Corpus Christi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil