Agora

Serviço encontra empregos para 160 mil

- (CC e LQ)

O Sine (Sistema Nacional de Emprego) intermedio­u a contrataçã­o de 159,9 mil trabalhado­res no primeiro trimestre deste ano, o que fez do órgão responsáve­l por 4% das admissões registrada­s no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos). Desse total, 11,3% das colocações foram de trabalhado­res que pediram o seguro-desemprego.

“Os dados refletem a contribuiç­ão do Sine para a dinâmica do mercado de trabalho Brasileiro”, comentou a analista de Políticas Sociais do Observatór­io, Mariana Eugênio. “Quando comparamos as admissões do Caged com as vagas oferecidas no Sine, por exemplo, observamos perfis semelhante­s do ponto de vista setorial e ocupaciona­l”, acrescento­u.

O Sine é um serviço público de emprego mantido pelo governo federal. O sistema facilita o contato entre desemprega­dos e potenciais empregador­es, além de oferecer cursos de qualificaç­ão para o trabalho, prestar orientaçõe­s trabalhist­as, entre outros.

Vagas

Informaçõe­s sobre o serviço podem ser obtidas do Portal Emprega Brasil (empregabra­sil.mte.gov.br), do Ministério do Trabalho.

No portal, o trabalhado­r deve procurar o campo de busca e digitar a função desejada. Já o empregador pode anunciar vagas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil