Agora

Trump volta a confirmar reunião com norte-coreano

Encontro do dia 12, que norte-americano chegou a falar em cancelar, vai mesmo ocorrer em Singapura

- (FSP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ontem que a cúpula com o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, acontecerá, enfim, no próximo dia 12, em Singapura.

Objeto de idas e vindas ao longo das últimas semanas, a reunião havia sido cancelada pelo próprio americano na semana passada, sob a alegação de que o regime de Pyongyang dera amostras de “franca hostilidad­e” em declaraçõe­s alguns dias antes.

Mas, depois de uma reunião de quase duas horas com Kim Yong-chol, braçodirei­to do ditador, Trump disse que o dirigente nortecorea­no está “comprometi­do com a desnuclear­ização” de seu país e que está “construind­o um bom relacionam­ento” com ele.

Um acordo pode selar o fim oficial da Guerra da Coreia, que marcou a separação da península Coreana e terminou há 65 anos, mas sem um acordo de paz. “É um grande começo”, afirmou o americano. “Mas vai ser um processo. Nós não iremos assinar nada no dia 12.”

A histórica conversa entre Trump e Kim Yong-chol foi acompanhad­a a distância pelas TVS americanas, que exibiam ao vivo a janela da Casa Branca onde se via o norte-coreano.

Foi a primeira vez em 18 anos que uma autoridade norte-coreana pisou na Casa Branca —e apenas a segunda em que um emissário de Pyongyang esteve frente a frente com um presidente americano em exercício.

Kim Yong-chol viajou a Washington para entregar uma carta do ditador coreano a Trump, que o presidente afirmou ainda não ter lido.

Era uma tentativa de reaproxima­ção entre os dois líderes. “Não abri de propósito. Posso estar prestes a ter uma grande surpresa!”, brincou Trump com os jornalista­s, para depois falar que teve uma conversa produtiva com o norte-coreano.

 ?? Valery Sharifulin - 31.mai.2018/afp ?? O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, estaria disposto a acabar com as armas nucleares de seu país
Valery Sharifulin - 31.mai.2018/afp O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, estaria disposto a acabar com as armas nucleares de seu país
 ?? Saul LOEB/AFP ?? O presidente norte-americano, Donald Trump, teve uma reunião histórica ontem na Casa Branca
Saul LOEB/AFP O presidente norte-americano, Donald Trump, teve uma reunião histórica ontem na Casa Branca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil