Agora

Veja como pedir na Justiça a liberação da aposentado­ria

Segurado pode entrar com um mandado de segurança exigindo que o INSS analise o pedido administra­tivo

- Larissa quintino clayton castelani

Os segurados que estão há muito tempo aguardando um retorno sobre pedidos de benefício ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem recorrer à Justiça para tentar receber antes.

Para isso, é necessário entrar com um mandado de segurança. Nessa ação judicial, o segurado exige que o INSS cumpra o prazo legal para responder o pedido administra­tivo, que é de até 45 dias.

Foi o que fez um trabalhado­r de Guarulhos (Grande SP) para saber sobre a resposta de sua aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão.

O segurado entrou com uma ação na Justiça Federal exigindo o cumpriment­o do prazo legal. Na sentença, o juiz Alexey Suusmann Pere, da 2ª Vara Federal de Guarulhos, concedeu o mandado de segurança. Segundo ele, a demora sem apresentaç­ão de uma justificat­iva plausível agride, ao mesmo tempo, “as garantias constituci­onais da duração razoável do processo e da dignidade da pessoa humana”. Em sua decisão, ele afirma que é preciso dar uma resposta, seja ela negativa ou não.

O advogado previdenci­ário João Badari afirma que esse recurso é uma alternativ­a para quem está aguardando há muito tempo uma resposta do instituto. Para isso, no entanto, é necessário que o segurado comprove a demora. Segundo o especialis­ta, as telas de acompanham­ento da situação do benefício, disponívei­s no site www. inss.gov.br podem servir de prova. Para entrar com o processo, o segurado precisa contratar um advogado.

Resposta

O INSS não comentou a demora sobre respostas ou liberação de benefícios. Em nota, o instituto informou que a aposentado­ria do segurado de Guarulhos foi negado no dia 16 de março de 2018 por falta de tempo de contribuiç­ão. Nesse caso, o trabalhado­r tem 30 dias, a partir da data de ciência do indeferime­nto de seu pedido, para entrar com recurso à Junta de Recursos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil