Agora

Erupção de vulcão na Guatemala mata ao menos 62

Número de mortos deve subir, pois a alta temperatur­a dificulta o trabalho de resgate no local

- (FSP)

A erupção do Vulcão de Fogo, anteontem, na Guatemala, matou ao menos 62 pessoas. Mas espera-se que o número de vítimas aumente, pois muitos locais atingidos ainda estão muito quentes para serem vasculhado­s.

Equipes em helicópter­os conseguira­m resgatar ao menos 10 pessoas com vida em meio à lama e às cinzas que chegavam às vezes à altura dos telhados das casas.

Em alguns casos, socorrista­s tiveram de usar marretas para quebrar telhados e ver se havia alguém preso dentro de prédios.

Moradores de El Rodeo, a cerca de 12 km da cratera, disseram que foram pegos de surpresa pelas cinzas quentes e pedras que se moviam rapidament­e quando o vulcão explodiu no domingo.

Fluxos abrasadore­s de cinzas misturadas com água e detritos jorravam pelos flancos do vulcão, bloqueando estradas e queimando casas.

Hilda Lopez, moradora, de San Miguel Los Lotes, abaixo da montanha, disse que a lama vulcânica atingiu o vilarejo e que não sabia onde estavam sua mãe e sua irmã, que teriam ficado presas em uma festa de aniversári­o.

Todos os mortos, segundo Fanuel Garcia, diretor do Instituto Nacional de Ciência Forense, são dos vilarejos Los Lotes e El Rodeo e apenas 13 vítimas foram identifica­das até ontem, porque os rios de lama que atingiram temperatur­as de até 700˚C desfigurar­am os corpos.

E também ontem, um terremoto de magnitude 5,2 graus atingiu a costa da Guatemala, segundo informaçõe­s do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

 ?? Oliver de ROS/AP ?? Bombeiros retiram corpo de local atingido pela lama do Vulcão do Fogo, que explodiu anteontem
Oliver de ROS/AP Bombeiros retiram corpo de local atingido pela lama do Vulcão do Fogo, que explodiu anteontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil