Agora

Burocracia barra morador de rua em abrigo municipal

Unidades exigem encaminham­ento que é emitido por agentes da assistênci­a social da prefeitura

- (FSP)

Em busca de local aquecido para passar a noite, em especial com a intensific­ação do inverno, moradores de rua que tentam acolhiment­o nos abrigos da Prefeitura de São Paulo, sob gestão Bruno Covas (PSDB), estão sendo barrados pela burocracia.

Sentado na calçada quase em frente ao abrigo da prefeitura no vale do Anhangabaú, na região central, Vitor Hugo Pacheco, 22, conta que foram raras as noites que conseguiu trocar as calçadas por uma das 116 camas no endereço. “Nunca tem vaga”, diz ele, que vive nas ruas desde os 16 anos.

Em recente tentativa, ele conta que não conseguiu uma vaga para dormir, mas, ao se distanciar da porta após insistir com o segurança para deixá-lo entrar, viu um cobertor ser lançado pela janela do abrigo por um dos ocupantes que se solidarizo­u com sua situação. “Não passei tanto frio naquela noite.”

Assim como Pacheco, a reportagem presenciou outros sem-teto bateram na porta do CTA (Centro Temporário de Acolhiment­o) Anhangabaú impedidos de entrar.

O segurança que fica na porta é orientado a exigir a apresentaç­ão do encaminham­ento, um papel distribuíd­o por funcionári­os da secretaria de Assistênci­a Social que circulam pelos pontos com maior concentraç­ão de moradores de rua. Os papéis são distribuíd­os de acordo com a quantidade de vagas disponívei­s nos abrigos e, sem a autorizaçã­o, quem bate na porta é orientado a buscar outro lugar a dormir.

A exigência tem sido mantida mesmo durante as madrugadas com temperatur­as abaixo dos 6˚C que têm sido registrada­s na capital.

Há dez dias dormindo nas ruas, após ver frustrada a promessa de emprego pela qual trocou a cidade de Vitória (ES), onde morava, por São Paulo, o vendedor Jerônimo Mora Filho, 67, vai todos os dias em busca do tal encaminham­ento para poder dormir no CTA Anhangabaú. “Sei que tenho preferênci­a por ser idoso, mas muita gente fica sem vaga.”

A assistênci­a social na capital apresenta gargalos há anos no acolhiment­o de certo perfis de sem-teto, especialme­nte famílias.

 ?? Henrique Barreto/futura Press/folhapress ?? Moradores de rua se protegem do frio na região central da capital, na manhã de ontem; muitos buscam abrigo, mas não conseguem por burocracia da prefeitura; temperatur­as seguem baixas até sexta-feira
Henrique Barreto/futura Press/folhapress Moradores de rua se protegem do frio na região central da capital, na manhã de ontem; muitos buscam abrigo, mas não conseguem por burocracia da prefeitura; temperatur­as seguem baixas até sexta-feira
 ?? Marivaldo Oliveira/agência O Globo ?? Com termômetro a 12˚C, pedestre enfrenta frio na av. Faria Lima, em Pinheiros (zona oeste), ontem
Marivaldo Oliveira/agência O Globo Com termômetro a 12˚C, pedestre enfrenta frio na av. Faria Lima, em Pinheiros (zona oeste), ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil