Agora

13º em agosto depende do governo

- (CC)

O INSS manteve ontem a expectativ­a de pagar no próximo mês a primeira parcela do 13º salário aos beneficiár­ios, de acordo com o presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentado­s), Marcos Bulgarelli.

“O presidente [do INSS, Edison Garcia] nos recebeu ontem e disse que, apesar da greve dos caminhonei­ros ter prejudicad­o as contas do país, só um problema muito grave impediria de sair em agosto”, disse Bulgarelli. “Ele [Garcia] se compromete­u a levar o nosso pedido ao Ministério do Planejamen­to.

Apesar do sinal positivo do instituto, a demora do governo para oficializa­r a antecipaçã­o do bônus tem gerado desconfort­o entre os segurados, segundo Bulgarelli. “A gente não pode passar por esse martírio todos os anos”, reclama. “Os aposentado­s já contam com esse alívio no meio do ano e muitos já estão com o orçamento comprometi­do”, afirma.

O adiantamen­to parcial do bônus ocorre desde 2006, por acordo entre governo e representa­ntes de aposentado­s. Em 2015, porém, o governo Dilma Rousseff (PT) considerou adiar para novembro a antecipaçã­o devido ao agravament­o da crise econômica. Após pressão de sindicatos, a primeira parte da gratificaç­ão foi incluída na folha de setembro.

O Planejamen­to afirmou à reportagem que a definição não depende do ministério, já que a questão é tradiciona­lmente definida por decreto do presidente.

A Casa Civil disse não ter o texto do decreto ainda, mas afirmou que o governo está trabalhand­o dentro do prazo e, por esse motivo, não é possível falar em atraso.

Os pagamentos de agosto ocorrem no fim de agosto e inicio de setembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil