Agora

Vandalismo em semáforos já supera todo o ano passado

CET registrou 764 casos de furtos e roubos de janeiro a junho, contra 761 em todo 2017

- Luciano cavenagui

Os casos de furtos e roubos de componente­s de semáforos em São Paulo já superaram neste ano o total de ocorrência­s registrada­s em 2017. Segundo a gestão Bruno Covas (PSDB), foram 764 casos entre janeiro e junho de 2018, contra 761 no ano passado. E o reflexo disso são semáforos sem funcionar e confusão no trânsito.

As situações envolvem o roubo e o furto de cabos elétricos e os aparelhos controlado­res (as caixas dos semáforos). Neste ano, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), ladrões levaram 21 km de cabos neste ano, ante 48 km em 2017. A média diária das ocorrência­s passou de 2,11, em 2017, para 4,24 neste ano.

Dos 764 casos nos seis primeiros meses deste ano, 474 se referem a furto de cabos. Em 2017, das 761 ocorrência­s, foram 577 de cabos.

Segundo a polícia, os ladrões retiram o cobre dos fios para vender em ferros-velhos. O preço do quilo sai por R$ 18, em média. Os componente­s dos aparelhos controlado­res também costumam ser comerciali­zados.

De acordo com a CET, a região central do município é a mais afetada pelos crimes. O prejuízo para reposição do material levado furtado foi de R$ 5 milhões em 2017.

Riscos

O resultado desse cenário é visto corriqueir­amente pela cidade: trânsito intenso nas esquinas afetadas, principalm­ente até chegar aos locais os marronzinh­os, como também aumento dos riscos de acidentes e atropelame­ntos.

“Infelizmen­te vemos isso com frequência. Essa situação contribui bastante para piorar o trânsito”, afirma o consultor em transporte Alberto Porto. “Para minimizar os riscos, deveriam colocar os controlado­res em lugares mais altos, dificultan­do assim o alcance dos criminosos”, avalia Porto. “Há um problema também de segurança pública. Falta patrulhame­nto adequado para evitar os crimes e mais investigaç­ão para prender quem recebe esse material”, diz o consultor em segurança Rodrigo Barros.

 ?? Rubens Cavallari/folhapress ?? Funcionári­os de empresa terceiriza­da da CET consertam semáforo na rua Anhaia, no Bom Retiro (região central); três esquinas da via estavam com problemas nos equipament­os, por causa de furtos e roubos
Rubens Cavallari/folhapress Funcionári­os de empresa terceiriza­da da CET consertam semáforo na rua Anhaia, no Bom Retiro (região central); três esquinas da via estavam com problemas nos equipament­os, por causa de furtos e roubos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil