Se­gu­ra­dos po­dem re­ce­ber atra­sa­dos ain­da nes­te ano

Quem te­ve re­vi­são ou con­ces­são de um be­ne­fí­cio na Jus­ti­ça de­ve ve­ri­fi­car va­lor e da­ta de au­tu­a­ção

Agora - - Grana - Clay­ton cas­te­la­ni

Se­gu­ra­dos do INSS que ga­nha­ram con­ces­sões e re­vi­sões na Jus­ti­ça po­dem re­ce­ber nes­te ano os va­lo­res atra­sa­dos. O que de­ter­mi­na­rá o de­pó­si­to ain­da em 2018 se­rá a da­ta em que o pa­ga­men­to for au­to­ri­za­do por um juiz e o va­lor a ser recebido.

Só te­rá chan­ce de ga­nhar os atra­sa­dos nes­te ano o cre­dor cu­jo va­lor de­vi­do pe­lo INSS for pa­go por meio de RPV (Re­qui­si­ção de Pe­que­no Va­lor), co­mo são cha­ma­das as dí­vi­das ju­di­ci­ais do go­ver­no em que os atra­sa­dos são de até 60 sa­lá­ri­os mí­ni­mos (R$ 57.240, nes­te ano). Is­so ocor­re por­que, pa­ra es­se ti­po de re­tro­a­ti­vo, os de­pó­si­tos cos­tu­mam ser re­a­li­za­dos um mês após a au­tu­a­ção.

A mai­o­ria dos be­ne­fi­ciá­ri­os com RPVS au­to­ri­za­das nes­te mês, por­tan­to, te­rá o va­lor dis­po­ní­vel em agos­to. Lo­tes li­be­ra­dos no mês que vem se­rão de­po­si­ta­dos em se­tem­bro, e as­sim por di­an­te.

Po­rém, exis­tem si­tu­a­ções em que o de­pó­si­to po­de le­var cer­ca de dois me­ses pa­ra ser re­a­li­za­do. Is­so ocor­re com be­ne­fi­ciá­ri­os que ti­ve­rem seus tí­tu­los au­tu­a­dos em da­ta mui­to pró­xi­ma ao dia em que o tri­bu­nal re­ce­be do CJF (Con­se­lho da Jus­ti­ça Fe­de­ral) o va­lor pa­ra fa­zer os pa­ga­men­tos aos se­gu­ra­dos, se­gun­do in­for­ma­ções do TRF-3 (Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da 3º Re­gião), res­pon­sá­vel por pro­ces­sos de São Paulo e Ma­to Gros­so do Sul.

Não exis­te um ca­len­dá­rio es­pe­cí­fi­co pa­ra os tri­bu­nais ini­ci­a­rem os pa­ga­men­tos aos cre­do­res. Is­so de­pen­de da da­ta em que o CJF re­a­li­za os re­pas­ses, o que, nes­te ano, tem acon­te­ci­do en­tre os di­as 20 e 26 de ca­da mês.

A dis­tri­bui­ção da gra­na aos se­gu­ra­dos po­de ser bem rá­pi­da. No TRF-3, por exem­plo, a mai­or par­te ocor­re em até uma se­ma­na.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.