Agora

Segurados podem receber atrasados ainda neste ano

Quem teve revisão ou concessão de um benefício na Justiça deve verificar valor e data de autuação

- Clayton castelani

Segurados do INSS que ganharam concessões e revisões na Justiça podem receber neste ano os valores atrasados. O que determinar­á o depósito ainda em 2018 será a data em que o pagamento for autorizado por um juiz e o valor a ser recebido.

Só terá chance de ganhar os atrasados neste ano o credor cujo valor devido pelo INSS for pago por meio de RPV (Requisição de Pequeno Valor), como são chamadas as dívidas judiciais do governo em que os atrasados são de até 60 salários mínimos (R$ 57.240, neste ano). Isso ocorre porque, para esse tipo de retroativo, os depósitos costumam ser realizados um mês após a autuação.

A maioria dos beneficiár­ios com RPVS autorizada­s neste mês, portanto, terá o valor disponível em agosto. Lotes liberados no mês que vem serão depositado­s em setembro, e assim por diante.

Porém, existem situações em que o depósito pode levar cerca de dois meses para ser realizado. Isso ocorre com beneficiár­ios que tiverem seus títulos autuados em data muito próxima ao dia em que o tribunal recebe do CJF (Conselho da Justiça Federal) o valor para fazer os pagamentos aos segurados, segundo informaçõe­s do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3º Região), responsáve­l por processos de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Não existe um calendário específico para os tribunais iniciarem os pagamentos aos credores. Isso depende da data em que o CJF realiza os repasses, o que, neste ano, tem acontecido entre os dias 20 e 26 de cada mês.

A distribuiç­ão da grana aos segurados pode ser bem rápida. No TRF-3, por exemplo, a maior parte ocorre em até uma semana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil