Agora

Sindicato tem fila para barrar taxa em salário

Contribuiç­ão sindical foi negociada em assembleia; quem não concordou pode recusar desconto

- Fernanda brigatti clayton castelani

O prazo final para barrar o desconto de uma contribuiç­ão levou um pequena multidão ao Sitraemfa (Sindicato dos Trabalhado­res em Entidades de Assistênci­a e Educação à Criança e ao Adolescent­e e à Família do Estado de São Paulo), localizado no Tatuapé, zona leste da capital. O acordo aprovado em assembleia da categoria prevê o desconto de 3% do salário, uma vez por ano.

O prazo para apresentar oposição a essa taxa negocial terminou ontem e, pelo segundo dia seguido, um cordão de pessoas percorreu lentamente cerca 600 metros de ruas distribuíd­as entre os dois quarteirõe­s que separam a sede do sindicado e a saída do metrô Tatuapé.

O orientador socioeduca­tivo Adalberto Vieira, 35 anos, levou duas horas para chegar ao início da fila. “É um absurdo passar por essa situação para evitar um desconto no salário que irá para um sindicato que não faz nada por nós”, reclamou.

A presidente do sindicato, Maria Aparecida Nery da Silva, minimiza o impacto da multidão de trabalhado­res que não querem o desconto. “Ainda não sabemos quantos vieram, mas é muito pouco para uma base de 40 mil trabalhado­res. A fila foi longa porque era o último dia”, disse. Para ela, não passa de 1% os que recusaram o desconto. A reforma trabalhist­a alterou trecho da CLT (Consolidaç­ão das Leis do Trabalho) que determinav­a o desconto de um dia de trabalho para financiar os sindicatos. Com o fim do imposto sindical, as entidades passaram a negociar outras contribuiç­ões para manter as atividades.

 ?? Rubens Cavallari/folhapress ?? A fila ocupou as calçadas do entorno do sindicato e, em algumas horas do dia, chegou ao metrô Tatuapé; trabalhado­r queria evitar contribuiç­ão ao sindicato
Rubens Cavallari/folhapress A fila ocupou as calçadas do entorno do sindicato e, em algumas horas do dia, chegou ao metrô Tatuapé; trabalhado­r queria evitar contribuiç­ão ao sindicato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil