Sindicato tem fi­la pa­ra bar­rar taxa em sa­lá­rio

Contribuição sin­di­cal foi ne­go­ci­a­da em as­sem­bleia; quem não con­cor­dou po­de re­cu­sar des­con­to

Agora - - Trabalho - Fer­nan­da bri­gat­ti clay­ton cas­te­la­ni

O pra­zo fi­nal pa­ra bar­rar o des­con­to de uma contribuição le­vou um pe­que­na mul­ti­dão ao Si­tra­em­fa (Sindicato dos Tra­ba­lha­do­res em En­ti­da­des de As­sis­tên­cia e Educação à Cri­an­ça e ao Ado­les­cen­te e à Fa­mí­lia do Es­ta­do de São Paulo), lo­ca­li­za­do no Ta­tu­a­pé, zo­na les­te da ca­pi­tal. O acor­do apro­va­do em as­sem­bleia da ca­te­go­ria prevê o des­con­to de 3% do sa­lá­rio, uma vez por ano.

O pra­zo pa­ra apre­sen­tar oposição a es­sa taxa ne­go­ci­al ter­mi­nou on­tem e, pe­lo se­gun­do dia se­gui­do, um cor­dão de pes­so­as per­cor­reu len­ta­men­te cer­ca 600 metros de ru­as dis­tri­buí­das en­tre os dois quar­tei­rões que se­pa­ram a se­de do sin­di­ca­do e a saí­da do me­trô Ta­tu­a­pé.

O ori­en­ta­dor so­ci­o­e­du­ca­ti­vo Adalberto Vi­ei­ra, 35 anos, le­vou du­as ho­ras pa­ra che­gar ao iní­cio da fi­la. “É um ab­sur­do pas­sar por es­sa si­tu­a­ção pa­ra evi­tar um des­con­to no sa­lá­rio que irá pa­ra um sindicato que não faz na­da por nós”, re­cla­mou.

A pre­si­den­te do sindicato, Ma­ria Apa­re­ci­da Nery da Silva, mi­ni­mi­za o im­pac­to da mul­ti­dão de tra­ba­lha­do­res que não que­rem o des­con­to. “Ain­da não sa­be­mos quan­tos vi­e­ram, mas é mui­to pou­co pa­ra uma ba­se de 40 mil tra­ba­lha­do­res. A fi­la foi lon­ga por­que era o úl­ti­mo dia”, dis­se. Pa­ra ela, não pas­sa de 1% os que re­cu­sa­ram o des­con­to. A re­for­ma tra­ba­lhis­ta al­te­rou tre­cho da CLT (Con­so­li­da­ção das Leis do Tra­ba­lho) que de­ter­mi­na­va o des­con­to de um dia de tra­ba­lho pa­ra financiar os sin­di­ca­tos. Com o fim do im­pos­to sin­di­cal, as en­ti­da­des pas­sa­ram a ne­go­ci­ar ou­tras con­tri­bui­ções pa­ra man­ter as ati­vi­da­des.

Ru­bens Ca­val­la­ri/folhapress

A fi­la ocu­pou as cal­ça­das do en­tor­no do sindicato e, em al­gu­mas ho­ras do dia, che­gou ao me­trô Ta­tu­a­pé; tra­ba­lha­dor que­ria evi­tar contribuição ao sindicato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.