Agora

Sob protestos, Trump encerra visita a Londres

Primeira viagem do americano ao Reino Unido foi marcada por várias polêmicas, mal-estar e saia justa

- (FSP e UOL)

A primeira viagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Londres durou pouco mais de 24 horas. Ainda assim, foi longa o suficiente para que ele pudesse fazer malabarism­o com declaraçõe­s polêmicas, gerar reações irritadas de políticos britânicos, comprar briga com a imprensa e enfrentar protestos que tomaram conta da capital inglesa.

Ao longo do dia de ontem, Trump assistiu a um exercício militar, se reuniu com a primeira-ministra Theresa May, concedeu uma entrevista coletiva e se encontrou com a rainha Elizabeth 2ª.

O mal-estar começou antes mesmo de Trump encontrars­e com a primeira-ministra Theresa May. Em entrevista ao tabloide britânico The Sun, ele criticou, entre outros, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, pelos ataques terrorista­s ocorridos na cidade e argumentou que a Europa está “perdendo sua cultura” por causa da imigração

Ao lado de May, ontem Trump afirmou que se desculpou com a premiê e disse que a reportagem publicada pelo jornal é “notícia falsa”.

Protestos

Dezenas de milhares de pessoas se reuniram para uma série de protestos em Londres contra a presença do presidente americano. Um gigantesco balão com a figura de Trump, retratado como um bebê de fraldas, marcou presença numa manifestaç­ão próxima ao Parlamento.

O presidente americano reclamou. “Acho que quando colocam balões de ar para fazer com que me sinta indesejado, não há razões para que eu vá a Londres”, afirmou o mandatário na entrevista ao The Sun.

 ?? Kevin Lamarque/reuters ?? O presidente americano, Donald Trump, com a rainha Elizabeth 2ª; um dia marcado por polêmica
Kevin Lamarque/reuters O presidente americano, Donald Trump, com a rainha Elizabeth 2ª; um dia marcado por polêmica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil