Agora

Bicicletár­io da CPTM funciona, mas tem falhas em banheiros

Os equipament­os são organizado­s e seguros, mas há locais fechados e sem papel higiênico

- Thiago braga

Quem adota a bicicleta como meio de transporte em São Paulo pode estacioná-la em qualquer um dos bicicletár­ios ao lado das estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos), sob gestão Márcio França (PSB). Na última semana, o Vigilante Agora visitou 11 bicicletár­ios na capital e encontrou equipament­os organizado­s e seguros, mas com problemas nos banheiros de alguns deles.

Na estação Jurubatuba, da linha 9-esmeralda, quem chega lá para usar os banheiros ouve dos seguranças que a chave fica em poder dos funcionári­os da CPTM. Quem precisa, tem de se deslocar até um shopping na região, ou usar o disponível na estação.

Na estação Autódromo, da mesma linha, os banheiros estavam abertos, mas sem sabonete, com mau cheiro e com apenas um rolo de papel higiênico, já no fim.

Nas estações Grajaú e Primavera-interlagos, ambas da linha 9-esmeralda, os banheiros não tinham papel higiênico nem sabonete.

Já na estação São Miguel Paulista, da linha 12-safira, os banheiros não contavam com os itens de higiene e o número de vagas para as bikes foi criticado. Hoje são 208.

“O serviço é bom, sempre deixo a bicicleta aqui quando venho para São Mateus. Mas depois do meio-dia, o local fica lotado. Deveria ter mais vagas”, pediu o vigilante Antônio de Souza, 41 anos.

Na estação Vila Aurora, da linha 7-rubi, quem procura o bicicletár­io na esperança de usar o banheiro é avisado pelo segurança que o único existente no local, que também serve para o uso de quem é deficiente, fica o dia inteiro trancado e não será aberto nem para os ciclistas.

Na estação Tamanduate­í, da linha 10-turquesa, os ciclistas encontram o portão do bicicletár­io trancado. Apesar disso, o equipament­o foi elogiado pelos usuários. Possui 178 vagas para bikes Tem um banheiro masculino, sem papel e sabonete, e um para deficiente­s, que tem de ser usado pelas mulheres Tem 226 vagas para bicicletas Tem um banheiro masculino, sem papel e sabonete, e um para deficiente­s, que tem de ser usado pelas mulheres 180 vagas para bicicletas Banheiro com mau cheiro, sem sabonete, e com apenas um rolo de papel 144 vagas Possui banheiros masculino e feminino 262 vagas Banheiros masculino e para deficiente­s trancados. Não há feminino. Segundo funcionári­os, quem quer usar o banheiro tem de ir ao shopping ao lado ou dentro da estação

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil