Agora

Só 26% dos processos na Câmara punem deputados

Desde 1988, houve 132 ações contra os parlamenta­res, com 35 sanções e casos chegam a caducar

- (FSP)

Com a aproximaçã­o das eleições, um deputado preso e outro condenado pelo STF podem terminar seus mandatos sem que os processos de cassação contra eles sejam julgados. Os casos de Paulo Maluf (PP-SP) e Nelson Meurer (PP-PR) no Conselho de Ética da Câmara podem caducar sem que a tramitação seja concluída.

O arquivamen­to de processos do tipo não é ponto fora da curva. De acordo com dados da Câmara, analisados pela reportagem, apenas 26% dos processos de cassação contra parlamenta­res desde 1988 resultaram em alguma punição.

Neste período, 132 representa­ções pedindo cassação ou outros tipos de penalidade­s foram protocolad­as na Casa. Destas, 31 resultaram na perda de mandato, duas em suspensão do exercício do cargo e outras duas apenas em censura escrita.

“Tem muita coisa que vem sem a base legal, sem fundamenta­ção. Sai uma notícia e o partido se vê na obrigação de entrar com representa­ção”, diz o presidente do Conselho de Ética da Câmara, Elmar Nascimento (DEM-BA), à frente do colegiado desde abril de 2017. De lá para cá, foram 13 representa­ções pedindo a perda de mandato.

Destas, houve oito arquivamen­tos, um caso aguarda decisão da Mesa e quatro seguem em tramitação -com problemas para serem concluídas até o final do ano.

Além de Maluf e Meurer, são acusados de quebra de decoro parlamenta­r Lúcio Vieira Lima (MDB-BA) e Laerte Bessa (PR-DF).

Os casos de dois deputados da “bancada presidiári­a”, Celso Jacob (MDB-RJ) e João Rodrigues (PSD-SC), foram arquivados na quarta e na quinta passadas. Ainda cabe recurso da Rede, que protocolou os pedidos de cassação. A conclusão dos outros processos pode ser prejudicad­a, porém, pelo início do período eleitoral.

 ?? Renato Costa - 22.dez.17/folhapress ?? Paulo Maluf cumpre prisão domiciliar e mantém cargo de deputado apesar de processo de cassação
Renato Costa - 22.dez.17/folhapress Paulo Maluf cumpre prisão domiciliar e mantém cargo de deputado apesar de processo de cassação
 ?? Mauro Pimentel - 02.out.16/folhapress ?? Eduardo Cunha faz parte dos 25% cassados pelos colegas depois de processo por quebra de decoro
Mauro Pimentel - 02.out.16/folhapress Eduardo Cunha faz parte dos 25% cassados pelos colegas depois de processo por quebra de decoro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil