Agora

Europa dispara à frente dos sul-americanos

- (FSP)

Com o bicampeona­to francês, a Europa dispara à frente da América do Sul em títulos de Copa do Mundo e já acumula 12, contra 9 dos sulamerica­nos (veja ao lado).

Historicam­ente, o duelo foi equilibrad­o. Os primeiros campeões, em 1930, foram uruguaios. Na edição seguinte, a Itália levou.

Os resultados foram semelhante­s durante 17 edições de Copas na sequência. Quando um continente passava à frente no número de títulos, o outro alcançava na edição seguinte.

Tudo mudou depois do Mundial de 2010, quando a Espanha conquistou seu título na África do Sul e o placar ficou 10 a 9 para os europeus. Seguindo o padrão histórico, a Copa realizada no Brasil em 2014 teria visto um campeão sul-americano —quem sabe os donos da casa ou a finalista Argentina— e o placar ficaria igual.

No fim, Alemanha campeã e 11 títulos a 9 para países europeus. Agora, os franceses consolidam o domínio.

A França se igualou à Argentina e ao Uruguai em títulos, e também impediu que o seleto grupo de campeões mundiais ganhasse um novo membro. Brasil, Alemanha, Itália, Inglaterra e Espanha completam a lista.

A seleção brasileira segue como a maior vencedora em Copas, com cinco conquistas, já que a Alemanha, tetracampe­ã e única que poderia alcançar a marca no torneio de 2018, foi eliminada ainda na fase de grupos do Mundial da Rússia.

Apesar de também ter quatro títulos, a seleção italiana nem sequer conseguiu se classifica­r para a Rússia.

Os ingleses, que terminaram esta Copa em quarto lugar, e os espanhóis, eliminados nas oitavas de final, têm um título cada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil