Agora

Festa em Paris termina com violência e saques

Milhares tomam as ruas da Cidade Luz para festejar bi, mas quebra-quebra gera correria e para metrô

- (FSP e UOL)

Primeiro, a comemoraçã­o efusiva. Depois, muita destruição. É assim que pode ser resumida a festa do título mundial na França, sobretudo em Paris. Vinte anos após vencer o Brasil em 1998, a população novamente tomou a avenida Champs-élysées, apesar dos esforços de não haver aglomeraçõ­es na cidade. “Allez, les bleus” (literalmen­te “vamos, os azuis”) foi o grito de ordem.

Para andar em Paris ontem, só a pé. Às 13h, o metrô foi fechado. Às 16h, toda a parte ao redor do rio Sena estava interrompi­da para automóveis. Meia hora após a conquista, a rua de Rivoli, que liga o Museu do Louvre à Champs-élysées, tinha milhares de pessoas.

“Eu sabia que a gente ia ganhar, só não sabia que seria tão elegante”, disse o empresário Louis Roux.

Foram montadas 230 Fan Fests na França. A maior delas estava localizada em frente à Torre Eiffel, com quatro telões gigantesco­s. Horas depois da conquista, a estimativa era de que um milhão de pessoas estivessem nas ruas parisiense­s.

Cerca de 110 mil policiais fizeram a segurança da cidade, mas mesmo esse contingent­e não foi capaz de evitar tumultos. Houve saques e depredaçõe­s de lojas, o que provocou correria na Champs-élysées.

A festa pelo título virou confusão quando parte dos torcedores partiu para a violência, quebrando janelas e lojas para furtá-las. A polícia francesa usou bombas de gás lacrimogên­eo a fim de dispersar a multidão e proteger as lojas depredadas.

Enquanto Paris vivia um clima tenso, torcedores franceses que estavam em São Paulo assistiram à final e comemorara­m a conquista de forma tranquila em uma cervejaria da capital.

 ?? Ludovic Marin/afp ?? Foto tirada do topo do Arco do Triunfo mostra cerca de um milhão de franceses comemorand­o o título mundial na avenida Champs-élysées, na capital Paris
Ludovic Marin/afp Foto tirada do topo do Arco do Triunfo mostra cerca de um milhão de franceses comemorand­o o título mundial na avenida Champs-élysées, na capital Paris
 ?? Eduardo Anizelli/folhapress ?? Em São Paulo, no bar Les 3 Brasseurs, franceses cantaram o hino e empurraram sua seleção na final
Eduardo Anizelli/folhapress Em São Paulo, no bar Les 3 Brasseurs, franceses cantaram o hino e empurraram sua seleção na final
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil