Agora

Secura deixa capital em estado de atenção

- (William Cardoso)

A capital teve mais um dia de tempo seco e a umidade do ar chegou a 21% à tarde, levando a cidade ao estado de atenção. Segundo o CGE (Centro de Gerenciame­nto de Emergência­s), da prefeitura, a grande variação de temperatur­a provocou esse cenário.

Na madrugada, a temperatur­a mínima foi de 12˚C. Durante o dia, a máxima chegou a 29˚C, diferença de 17˚C em menos de 24 horas.

A previsão é de que não chova nos próximos dias. Tudo isso porque uma massa de ar seco continua sobre parte do Centro-sul do Brasil. As temperatur­as seguem em elevação e as máximas nos próximos dias ficarão acima da média prevista para o mês, que é de 22,8˚C.

Com tanta secura, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) registrou qualidade ruim do ar nas estações da ponte dos Remédios (zona oeste), Parque Dom Pedro (centro), Itaim Paulista (zona leste), Congonhas e Grajaú (zona sul). Nessas condições, pessoas com doenças respiratór­ias ou cardíacas, idosos e crianças têm os sintomas agravados. Ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e cansaço podem ocorrer no restante da população.

O tempo lotou a UPA (Unidade de Pronto-atendiment­o) de Santo Amaro (zona sul) na tarde de ontem. “Faz uns dez dias que ela não está bem. Dou xarope caseiro, coloco para fazer inalação, mas não tem jeito”, diz a assistente administra­tivo Marcele Soares Machado e Ângelo, 24 anos, sobre a filha Heloísa, 2.

A analista de banco de dados Sandra Santos, 42, também levou a filha, Sophia, 5, à UPA, mas desistiu após ver a fila de espera, que chegou a três horas. “É o nariz seco, irritação na garganta e resfriado.”.

 ?? Edilson Dantas/agência O Globo ?? Poluição se concentra ao redor de prédios na região central de São Paulo; capital paulista entrou em estado de alerta por conta do tempo seco, ontem
Edilson Dantas/agência O Globo Poluição se concentra ao redor de prédios na região central de São Paulo; capital paulista entrou em estado de alerta por conta do tempo seco, ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil