Agora

Multidão faz fila em busca de vaga na capital

Feirão do emprego do sindicato do comércio levou 10 mil ao local ontem; mutirão deve se tornar permanente

- (FSP e LQ)

Uma multidão de cerca de 10 mil pessoas em busca de 1.800 vagas de emprego ontem refletiu o retrato do desemprego no Brasil. Os postos eram oferecidos pelo Sindicato dos Comerciári­os de SP em parceria com empresas.

Com 13,2 milhões de trabalhado­res fora do mercado, de acordo com dados do IBGE referentes ao trimestre encerrado em maio, o emprego formal chegou ao pior nível no país desde 2012.

A multidão se aglomerou desde cedo nas imediações do sindicato e pegou a organizaçã­o de surpresa. Segundo o órgão, os primeiros candidatos chegaram já no fim da noite de domingo.

Letícia dos Santos Silva, 33 anos, e o marido, Welligton, entraram na fila às 5h. Desemprega­dos há cerca de dois meses, eles têm quatro filhos. “Estamos aqui porque temos aluguel para pagar”, diz Letícia. Ela estava de olho em vagas de operadora de caixa, área em que já trabalhou, e ele, de estoquista.

Além de fazer frente à situação do desemprego no país, a iniciativa do sindicato é uma tentativa de atrair filiados após o fim do imposto sindical obrigatóri­o, uma das medidas da nova CLT.

Segundo Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciári­os e da UGT (União Geral dos Trabalhado­res), ao todo, 2.500 trabalhado­res conseguira­m ser atendidos ontem. O restante recebeu senhas para entregar os currículos nesta semana. Serão atendidos 800 trabalhado­res por dia até segunda-feira.

O sindicalis­ta diz que quem não conseguiu comparecer ontem poderá ir até o sindicato para encaminhar o currículo. O objetivo é manter permanente­mente o encaminham­ento de mão de obra às empresas.

 ?? Danilo Verpa/folhapress ?? Fila de desemprega­dos tomou conta do vale do Anhangabaú ontem, na região central; 1.800 vagas no comércio foram oferecidas em parceria com empresas
Danilo Verpa/folhapress Fila de desemprega­dos tomou conta do vale do Anhangabaú ontem, na região central; 1.800 vagas no comércio foram oferecidas em parceria com empresas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil