Agora

Programa petista não será contra mercado, diz Falcão

Ex-presidente do partido afirma que ideia é isentar IR para quem ganha até 5 salários mínimos

- (FSP)

O programa de governo do PT não será antimercad­o e fará, inclusive, acenos ao empresaria­do e à classe média. É o que diz o ex-presidente do partido Rui Falcão.

Entre as propostas, que devem ser lançadas nos próximos dias, devem estar a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até cinco salários mínimos e medidas para estabilida­de do câmbio.

Rui Falcão defende a candidatur­a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso desde o dia 7 de abril na Superinten­dência da Polícia Federal, por conta do processo envolvendo o tríplex do Guarujá. Mas ela acha que é preciso pressão popular pela libertação.

“Com mobilizaçõ­es sociais e eventual decisão sobre as ações no Supremo Tribunal Federal [sobre prisão após condenação em segunda instância], acredito que Lula possa ser liberado, mas só com muita pressão popular. Independen­temente de ele conseguir libertação, vamos registrá-lo em 15 de agosto e utilizar todos os recursos para que ele possa estar na urna”, afirmou.

Falcão fala das pesquisas que apontam Lula com 30% das intenções de voto e que se a candidatur­a for inviável, será escolhido alguém para representá-lo. Isso, segundo ele, vai ocorrer até 20 dias antes do primeiro turno.

“O potencial apareceu no Datafolha: 30% votariam no nome indicado por ele e 17% talvez votariam. Com os últimos episódios, escancaran­do parcialida­de e injustiça, o poder de transferên­cia [de votos] deve se ampliar”.

Falcão nega que há um discurso de vitimizaçã­o para ajudar a impulsiona­r uma candidatur­a apoiada por Lula, “Não é discurso, ele realmente se transformo­u em vítima pelo autoritari­smo do sistema. Vou insistir: ele será registrado, vamos levar até o limite possível, e a substituiç­ão só ocorrerá se houver uma impossibil­idade total.”

Sobre uma substituiç­ão pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, Falcão não opina. E faz o mesmo sobre o ex-governador da Bahia Jaques Wagner.

 ?? Karime Xavier/folhapress ?? O ex-presidente do PT Rui Falcão diz que partido vai manter a candidatur­a de Lula, que está preso em Brasília, até o limite, e só depois anunciará novo nome
Karime Xavier/folhapress O ex-presidente do PT Rui Falcão diz que partido vai manter a candidatur­a de Lula, que está preso em Brasília, até o limite, e só depois anunciará novo nome

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil