Agora

Saída de dentistas derruba consultas na rede municipal

Em 30 meses, a saúde pública na capital perdeu 108 dentistas, entre as saídas e as chegadas

- Luciano cavenagui william cardoso

A quantidade de primeiras consultas odontológi­cas realizadas na capital caiu 18,5% em 2017 em relação ao ano anterior, segundo último balanço feito pela Secretaria Municipal da Saúde, da gestão Bruno Covas (PSDB). Foram 371.968 consultas aos dentistas realizadas no ano passado, contra 456.381 efetuadas em 2016.

O levantamen­to foi publicado recentemen­te pela Ceinfo (Coordenaçã­o de Epidemiolo­gia e Informação), órgão da secretaria responsáve­l pela elaboração de dados estatístic­os.

Essa queda acompanha o cenário de diminuição de dentistas na rede pública municipal no período. No início de 2016, havia 2.020 odontologi­stas fazendo atendiment­o. Ao longo dos meses, a rede foi perdendo profission­ais, chegando a 1.942 no final de 2017, uma redução de quase 4%. Até junho deste ano, houve mais perdas, chegando a 1.912.

São 108 dentistas a menos no período. Esse déficit foi formado principalm­ente pelo encolhimen­to dos odontologi­stas concursado­s. Nesse intervalo, 259 deixaram a rede. Os profission­ais contratado­s por meio das OSSS (Organizaçõ­es Sociais de Saúde) não supriram essa carência, pois chegaram 128 dentistas.

As primeiras consultas odontológi­cas ocorrem após triagem feitas nas UBSS (Unidades Básicas de Saúde) que possuem equipes especializ­adas. A partir daí, são determinad­os quais usuários necessitam da primeira consulta e da sequência necessária no tratamento.

Houve queda também no número de pessoas que passaram pela triagem. Foram 675.600 no ano passado, contra 697.196 em 2016, uma redução de aproximada­mente 4% de usuários.

Um exemplo de encolhimen­to de atendiment­o ocorreu em fevereiro, quando foi cancelado o serviço de odontologi­a na Santa Casa de Santo Amaro, após 39 anos.

“É necessário que o poder público faça investimen­tos maiores e mais regulares na saúde bucal. Infelizmen­te, os baixos salários oferecidos, entre outros motivos, acabam afastando os dentistas do SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirmou Paulo César Oliveira Santos, representa­nte da ABO (Associação Brasileira de Odontologi­a). “Problemas dentários podem evoluir e agravar o quadro de saúde do paciente”, alertou.

 ?? Fabio Pagotto - 4.abr.18/folhapress ?? Fachada da UPA (Unidade de Pronto Atendiment­o) Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, que não conta com atendiment­o odontológi­co; capital já perdeu 108 dentistas de janeiro de 2016 até junho deste ano
Fabio Pagotto - 4.abr.18/folhapress Fachada da UPA (Unidade de Pronto Atendiment­o) Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, que não conta com atendiment­o odontológi­co; capital já perdeu 108 dentistas de janeiro de 2016 até junho deste ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil