Agora

Ladrões fazem arrastões em trens da CPTM

Linha 10-turquesa somou três ações no primeiro semestre; usuários da estação Utinga têm medo

- Thiago braga

Passageiro­s que usam a linha 10-turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos), sob gestão Márcio França (PSB), estão com medo da ação de ladrões. Principalm­ente quem segue até a estação Utinga, em Santo André (ABC).

Apenas no primeiro semestre foram três arrastões, confirmado­s pela CPTM na linha. São bandidos armados que agem dentro dos trens e levam pertences dos passageiro­s —imagens de câmeras de segurança mostraram a ação dos ladrões.

A empresa diz que nos seis primeiros meses, no total ocorreram oito roubos nas linhas 7-rubi, 10-turquesa, 11-coral e 12-safira. Em 2017, a CPTM registrou cinco roubos no sistema.

“Recentemen­te, duas amigas minhas foram assaltadas à mão armada aqui e os bandidos levaram os celulares e o dinheiro delas”, afirma a vendedora Ellen Ferreira de França, 31 anos, que usa o trem para visitar a tia. “Está dando um pouco de medo e o jeito é esconder o celular”, diz.

Há relatos de que pessoas que trabalham na estação também foram vítimas dos ladrões. A CPTM, entretanto, informou que, assim como em 2017, apenas um funcionári­o foi assaltado este ano em todo o sistema.

A reportagem presenciou agentes de segurança na estação Utinga. Alguns deles, além de armados com revólver, disponibil­izavam armas não letais para tentar coibir a ação dos ladrões.

A estudante Tatiane Andrade, 31, se sente segura. “Venho sempre para cá para ficar com o meu namorado. E, inclusive, acho que aqui é mais seguro do que o Anhangabaú [região central de SP], onde eu moro.”

 ?? Robson Ventura/folhapress ?? O ajudante de carga Jefferson José da Silva costuma buscar a mulher na estação Utinga, em Santo André (ABC), por conta da sensação de inseguranç­a no local
Robson Ventura/folhapress O ajudante de carga Jefferson José da Silva costuma buscar a mulher na estação Utinga, em Santo André (ABC), por conta da sensação de inseguranç­a no local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil