Agora

Aborto em pauta

-

O Supremo Tribunal Federal abriu uma discussão pública sobre o tema mais que polêmico do aborto. Ouvir as diferentes opiniões é sempre importante, mas esse é um daqueles casos em que nunca se chegará a um acordo.

A ministra Rosa Weber, do STF, é relatora de ação do PSOL contra os artigos do Código Penal que tornam crime a interrupçã­o da gravidez por iniciativa ou autorizaçã­o da mulher.

Agora, a corte quer ouvir argumentos contra e a favor de permitir o aborto até a 12ª semana de gestação.

A lei autoriza hoje o procedimen­to apenas quando a gravidez resultar de estupro ou implicar risco para a vida da mãe, ou ainda em caso de feto anencéfalo.

O PSOL entende que a limitação viola direitos fundamenta­is das mulheres. Por isso, seria papel do Supremo firmar um entendimen­to sobre a questão.

Do outro lado, claro, fica quem considera que o aborto é o assassinat­o de um inocente.

Nesse grupo está a Conferênci­a Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que já reclama da conduta do STF.

Segundo o padre José Eduardo de Oliveira, o debate promovido anda desequilib­rado, com mais gente a favor do aborto do que contra.

O assunto, como se vê, envolve valores e crenças muito importante­s para os dois lados. Não é à toa que muitas vezes uma parte acusa a outra de estar mal intenciona­da. Por isso, qualquer discussão precisa ser conduzida com muito cuidado.

A melhor forma de lidar com a questão seria uma consulta popular, para que todos os brasileiro­s possam dar sua opinião.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil