Agora

Espera pela concessão do INSS aumenta aposentado­ria

Segurado que atinge a condição para ter benefício maior pode modificar a data do requerimen­to

- Clayton castelani

Se você pensa em pedir a aposentado­ria ao INSS, prepare-se para esperar mais tempo do que os 45 dias prometidos. Metade das análises dos pedidos estoura o prazo oficial, segundo dados da Previdênci­a de junho. A demora na concessão, porém, pode ser aproveitad­a para aumentar o benefício.

Com exceção das ainda poucas concessões automática­s, os pedidos de aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão requerem agendament­o pelo telefone 135 ou pelo site meu.inss.gov.br. No intervalo entre a solicitaçã­o e o atendiment­o no posto da Previdênci­a, porém, muitos dos segurados podem atingir requisitos para obter benefícios com valores mais altos.

O período de espera somente será incluído pelo INSS no cálculo da renda mensal caso o trabalhado­r peça a reafirmaçã­o da DER (Data de Entrada do Requerimen­to).

A regra permite ao segurado, no intervalo entre o pedido original e o dia marcado para o atendiment­o, optar por uma data posterior à aquisição das melhores condições de aposentado­ria.

Os ganhos quase sempre irão valer a pena nas ocasiões em que sejam alcançados, durante a espera, os requisitos para a soma 85/95, impedindo assim o desconto do fator previdenci­ário.

O simples aumento da idade também pode compensar a mudança, pois quanto mais velho o trabalhado­r na data da aposentado­ria, menor será o desconto do fator.

Antes de optar pela alteração, porém, é importante simular o valor do benefício no site inss.gov.br. O serviço está na seção “simulações”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil