Agora

Multidão enfrenta mais uma fila do emprego na capital

Trabalhado­r encara frio e chuva em busca de um novo emprego; metade das vagas era para telemarket­ing

- Larissa quintino

Mesmo com o frio e a chuva, 5.500 trabalhado­res enfrentara­m mais uma fila do emprego ontem, no vale do Anhangabaú (região central), no 2º mutirão do Sindicato dos Comerciári­os. O objetivo: disputar uma das 4.000 vagas oferecidas.

Metade das oportunida­des era para operador de telemarket­ing. O sindicato abriu também participaç­ão para outros setores, como o de serviço. Os salários são a partir de R$ 1.200. Ontem, 1.800 pessoas foram atendidas. Os demais voltarão nos próximos dias, conforme as senhas distribuíd­as.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a), 12,9 milhões estavam desemprega­dos no segundo trimestre deste ano.

Para tentar deixar a estatístic­a, o músico Glehison Thiales, 24 anos, fez do viaduto do Chá a sua casa. Ele foi o primeiro a chegar à fila, no sábado. Thiales saiu de Chapecó (SC) em busca de um emprego. O jovem, que está há quatro anos sem registro, decidiu largar tudo e tentar a vida na capital paulista.

Ele veio para São Paulo com R$ 250, o valor da passagem. “Aceito qualquer oportunida­de. Já trabalhei em atendiment­o, de servente de pedreiro. Dessa vez, se tiver de escolher, prefiro no comércio, porque serviço de servente é muito pesado.”

A auxiliar de loja Valéria de Oliveira, 34 anos, chegou no domingo, às 19h. Demitida na semana passada, ela usou o primeiro dia do desemprego para procurar uma vaga. “Trabalho 15 anos em mercado, acho que isso me qualifica como boa candidata.”

Oliveira foi ao mutirão acompanhad­a da amiga, a segurança Priscila da Fonte, 35. Desemprega­da há seis meses, Fonte também é mãe de três filhos e quer uma recolocaçã­o em sua área, mas aceita qualquer vaga.

 ?? Fotos Rivaldo Gomes/folhapress ?? Desemprega­dos aguardam senha do Mutirão do Emprego do vale do Anhangabaú (região central), que oferece 4.000 oportunida­des e teve a participaç­ão de 5.500 pessoas; o primeiro da fila chegou no sábado
Fotos Rivaldo Gomes/folhapress Desemprega­dos aguardam senha do Mutirão do Emprego do vale do Anhangabaú (região central), que oferece 4.000 oportunida­des e teve a participaç­ão de 5.500 pessoas; o primeiro da fila chegou no sábado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil