Agora

Juiz impede a entrada de venezuelan­os em Roraima

Dos 15 municípios do estado, estrangeir­os estão nas ruas de ao menos 10; AGU deve suspender a medida

- (FSP)

A Justiça determinou a suspensão da entrada de imigrantes venezuelan­os na fronteira com o Brasil em Roraima até que se encontre um “equilíbrio numérico” com o processo de interioriz­ação dos estrangeir­os.

A decisão, do juiz federal Helder Girão Barreto, da 1ª Vara Federal do estado, foi dada anteontem e limita-se a ingresso feito pela fronteira entre Pacaraima (RR) e a cidade venezuelan­a de Santa Elena de Uairén, sem abranger estrangeir­os de outras nacionalid­ades.

Após informar que preparava um pedido de suspensão da liminar, a AGU (Advocacia-geral da União) divulgou, na tarde de ontem, que encaminhou pedido ao Supremo para analisar com urgência a questão dos imigrantes venezuelan­os.

No documento, advogadage­ral da União, ministra Grace Mendonça, reforça pedido para que seja suspenso decreto editado pelo governo de Roraima sobre o tratamento de imigrantes que chegam ao estado.

Para a AGU, o decreto “interfere em competênci­as federais e pode prejudicar a oferta de serviços públicos para os imigrantes”.

Recursos

A AGU menciona “inseguranç­a jurídica” e aponta que, entre diversas ações sobre o tema, uma delas resultou em decisão que suspende o ingresso no Brasil de imigrantes venezuelan­os.

A Defensoria Pública da União disse que a defensora que atua no caso, Aline Papazis, também irá recorrer. O governo do presidente Michel Temer é contrário ao fechamento da fronteira.

“Estou em contato com MPF, DPU e AGU colocando os dados que temos sobre essa questão. Quando da ação proposta no STF, o presidente concordand­o com o Ministério de Direitos Humanos afirmou que o fechamento das fronteiras era inegociáve­l. Essa postura se mantém”, afirmou à reportagem o ministro de Direitos Humanos, Gustavo Rocha.

 ?? Eduardo Anizelli - 13.abr.18/folhapress ?? Comunidade de venezuelan­os em abrigo na cidade de Mucajaí, perto da fronteira em Roraima
Eduardo Anizelli - 13.abr.18/folhapress Comunidade de venezuelan­os em abrigo na cidade de Mucajaí, perto da fronteira em Roraima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil