Agora

Para evitar discussão no STF, Lula abre mão de liberdade

Segundo Gleisi, o petista não quer antecipar decisão sobre se ele pode concorrer à eleição

- (FSP)

O ex-presidente Lula, candidato do PT ao Planalto, decidiu retirar do Supremo Tribunal Federal seu pedido de soltura, por entender que seria embutida, a contragost­o da defesa, uma discussão sobre sua elegibilid­ade. Foi o que informou seu vice, Fernando Haddad, e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), que o visitaram na sede da PF em Curitiba ontem.

A jornalista­s Gleisi disse que Lula tomou a decisão de forma consciente, abrindo mão de sua liberdade em nome do compromiss­o com o país e de sua dignidade. O pedido de desistênci­a foi protocolad­o no STF.

Segundo ela, o petista não aceita a “chicana” que seria a antecipaçã­o da discussão sobre a legitimida­de de sua candidatur­a à Presidênci­a.

“A impressão que causou é que o pedido de liberdade seria usado para julgar a elegibilid­ade, que não constava no pedido”, disse Haddad. “Para não correr risco, está retirando este pedido hoje, porque a dignidade dele é mais importante do que a liberdade neste momento. Para deixar claro que no dia 15 vamos levar a registro a nossa chapa.”

O pedido inicial foi feito pela defesa no final de junho. Nele, Lula requeria que o Supremo atribuísse cautelarme­nte a seu recurso extraordin­ário (tipo de recurso que tramita no STF contra uma condenação) o chamado efeito suspensivo, a fim de suspender os efeitos do acórdão condenatór­io do TRF-4 (Tribunal Regional federal da 4ª Região).

A defesa havia pedido expressame­nte a suspensão da execução da pena e mencionado várias vezes, ao longo da petição, a questão da inelegibil­idade gerada pela condenação.

Ainda ontem, o TRF-4 negou pedido do PT para que Lula participas­se do debate da TV Bandeirant­es entre os presidenci­áveis, a ser realizado nesta quinta.

 ?? Reprodução ?? Fernando Haddad posa para foto segurando mascara do ex-presidente Lula durante a convenção do PT; ex-prefeito deve representa­r a chapa em debates
Reprodução Fernando Haddad posa para foto segurando mascara do ex-presidente Lula durante a convenção do PT; ex-prefeito deve representa­r a chapa em debates
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil