Agora

Jogo de cartas marcadas

- Luís André Rosa

É notório que a elite do planeta bola está na Europa. Para se ter uma ideia, na janela de transferên­cias de inverno, em janeiro, os clubes das cinco maiores ligas do continente (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália) investiram 911 milhões euros (R$ 3,9 bilhões, na cotação atual) em contrataçõ­es. Um recorde, que ultrapasso­u os últimos dez anos em relação ao mesmo período.

O mercado de verão, que está em curso e terminará nesses torneios no final do mês, atingirá uma cifra bem maior, pois de costume as negociaçõe­s são mais aquecidas. Por exemplo, só as mudanças do atacante português Cristiano Ronaldo para a Juventus e do goleiro Alison da Roma para o Liverpool, juntos, atingiram 175 milhões de euros (R$ 752 milhões).

É nesse cenário que jorra cada vez mais dinheiro que a bola volta a rolar neste final de semana. Das cinco principais competiçõe­s do Velho Continente, os clubes franceses e ingleses abrem a temporada 2018/2019. Do segundo escalação iniciam os torneios na Holanda em Portugal. Na semana seguinte será a vez de Espanha e Itália. Daqui a 17 dias, a Alemanha fechará o ciclo de largadas dos torneios.

Por mais que tenham excelentes jogadores, estádio lotados, organizaçã­o impecável no tocante ao cumpriment­o de datas e horários, a competitiv­idade deixa muito a desejar. É possível apostar, com pouquíssim­a margem de erro, quais times serão os campeões. Podem me cobrar, mas só uma enorme zebra vai tirar o caneco das mãos de Bayern de Munique (Alemanha), Barcelona (Espanha), PSG (França) e Juventus (Itália). Haverá uma disputa na Inglaterra, mas a taça ficará em Manchester. Mais provável para o lado azul, mas os vermelhos têm bola para dar o troco no rival.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil