Agora

Disputa paulista

- Presidente: Editor Responsáve­l:

A pesquisa Datafolha sobre a disputa pelo governo paulista mostra, nas melhores colocações, dois candidatos que vêm do meio empresaria­l e têm pouca ou nenhuma experiênci­a no setor público.

O ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) aparece em primeiro, com 25% das intenções de voto, seguido por Paulo Skaf (MDB), presidente licenciado da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com 20%.

O tucano, que vive num morde e assopra com seu padrinho político original, o ex-governador Geraldo Alckmin, abandonou o mandato municipal após pouco mais de um ano. Na prefeitura, tratou de aparecer muito na imprensa e sonhou com outros cargos.

Por um período, chegou a desafiar Alckmin na disputa pela candidatur­a do PSDB à Presidênci­a. Mas a sua gestão breve acabou perdendo o apoio de grande parte dos paulistano­s.

Skaf, o principal oponente, vive há anos à frente da entidade empresaria­l, usando essa estrutura para se projetar na política.

Já se lançou ao governo do estado em 2010 e 2014. Derrotado, fez campanhas pela redução de impostos e pelo impeachmen­t de Dilma Rousseff (PT).

Os outros candidatos vão mal das pernas, incluindo o governador Márcio França (PSB), que tem só 4% das preferênci­as.

Nessa pasmaceira, 37% dos eleitores se declaram sem candidato: 26% querem votar em branco ou nulo, e 11% estão indecisos.

O quadro pode mudar, claro, com o início da propaganda de TV. Resta esperar que os candidatos aproveitem a oportunida­de para propostas mais concretas. Grupo Folha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil