Agora

Impeachmen­t ronda Trump com condenação de aliados

Advogados que foram consultado­s, porém, acham improvável processo criminal com republican­o no cargo

- (FSP)

Diante das crescentes suspeitas envolvendo assessores diretos seus, o risco de o presidente Donald Trump sofrer um impeachmen­t no Congresso é hoje maior do que o de uma condenação na Suprema Corte por obstrução da Justiça, conspiraçã­o com os russos ou crimes financeiro­s, afirmam advogados ouvidos pela reportagem.

Mas é improvável que ocorram movimentaç­ões antes das eleições legislativ­as, em novembro próximo. Na última segunda, o presidente levou dois golpes na batalha para provar que não tem nada a esconder.

Primeiro, seu ex-advogado Michael Cohen admitiu ter pago pelo silêncio da atriz pornô Stormy Daniels, que alega ter mantido um caso com o presidente antes de ele se eleger, e de uma exmodelo da revista Playboy a mando de Trump.

Quase ao mesmo tempo, seu ex-chefe de campanha, Paul Manafort, foi condenado por crimes financeiro­s. A pena prevista é de dez anos de prisão.

O pagamento feito por Cohen às mulheres durante a campanha presidenci­al de 2016, não declarado, fere as regras sobre financiame­nto eleitoral e é ilegal, explica Susan Low Bloch, professora de direito da Universida­de de Georgetown.

Trump tem se defendido nas redes sociais, afirmando que as violações “não são um crime” e que pagou com dinheiro do próprio bolso.

Mas processar um presidente criminalme­nte no exercício do mandato não é praxe nos Estados Unidos.

O entendimen­to de especialis­tas é que o julgamento deve ser político, feito pelos membros da Câmara dos Representa­ntes e do Senado. A Constituiç­ão não é clara sobre a questão, mas não há precedente­s na história do país.

 ?? Yana Paskova/afp ?? Michael Cohen, ex-advogado de Donald Trump, deixa corte em Nova York; presidente dos EUA afirma que antigo representa­nte está inventando histórias
Yana Paskova/afp Michael Cohen, ex-advogado de Donald Trump, deixa corte em Nova York; presidente dos EUA afirma que antigo representa­nte está inventando histórias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil