Agora

Delegacias reabertas à noite ficam de portas trancadas

Governo reabriu distritos da capital, mas em quatro foi preciso bater na porta para ser atendido

- Alfredo Henrique

Quatro delegacias da capital que voltaram a funcionar de madrugada após decisão do governo Márcio França (PSB) estavam com as portas trancadas anteontem e ontem nestes horários. Em cada distrito havia dois policiais civis, que mantinham os locais fechados por segurança. Para ser atendido, o cidadão tinha de bater na porta.

No final do mês passado, França reabriu 66 distritos policiais que ficavam fechados à noite. Antes, apenas 27 delegacias, as chamadas centrais de flagrante, funcionava­m neste horário. Candidato ao governo do estado, França tem citado a reabertura ao falar sobre segurança na campanha. Em um programa eleitoral, aparece em frente ao 30º DP (Tatuapé). “Afinal, o crime não tem hora para acontecer”, diz, ao falar sobre sua proposta de manter delegacias 24 horas.

Entre as 21h de anteontem e as 4h20 de ontem, o Agora foi a dez delegacias reabertas. Em todas, a reportagem foi atendida e recebeu orientaçõe­s dos policiais, mas quatro estavam com as portas trancadas. São elas: o 35º DP (Jabaquara), na zona sul, o 62º DP (Ermelino Matarazzo), na zona leste, e o 51º DP (Butantã) e o 96º DP (Monções), ambas na zona oeste.

“As delegacias guardam armas e drogas [apreendida­s]. É arriscado passar a madrugada toda fazendo trabalho de ‘caseiro’”, disse um policial.

Além dessas quatro delegacias, o 44º DP (Guaianases), na zona leste, parecia estar fechado. A entrada principal tinha um cartaz com a inscrição “Plantão 24h”, mas a porta estava trancada e as luzes, apagadas. Uma corrente fechava a entrada do estacionam­ento. No entanto, uma porta lateral estava aberta, e a reportagem foi atendida.

Em média, os distritos reabertos tinham dois policiais (investigad­ores ou escrivães), sem a presença de delegados.

LEIA MAIS

sobre eleições nas pág. A13 e A14

 ?? Jardiel Carvalho/folhapress ?? Repórter encontra a porta trancada no 96º DP (Monções), na zona oeste, na noite de anteontem; delegacia está entre as 66 reabertas no plantão da madrugada no mês passado pelo governo Márcio França (PSB)
Jardiel Carvalho/folhapress Repórter encontra a porta trancada no 96º DP (Monções), na zona oeste, na noite de anteontem; delegacia está entre as 66 reabertas no plantão da madrugada no mês passado pelo governo Márcio França (PSB)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil