Agora

Rebelião de presos no Pará termina com 7 mortos

- (FSP)

Sete detentos foram mortos durante uma rebelião no Centro de Recuperaçã­o de Altamira, no Pará, na madrugada de ontem, após uma tentativa de fuga frustrada da unidade prisional. Até a noite de ontem, não havia confirmaçã­o de fugitivos.

Seis foram mortos por outros presos e um carbonizad­o pelo incêndio na unidade. Outros três ficaram feridos e foram levados para Unidade de Pronto Atendiment­o do município, segundo a Susipe (Superinten­dência do Sistema Penitenciá­rio do Estado).

Cerca de 120 detentos iniciaram o motim por volta de 1h30, depois que um grupo de 16 presos do bloco A tentou fugir pela janela de ventilação do presídio. Os agentes prisionais de plantão flagraram a movimentaç­ão pelas câmeras de segurança e acionaram a polícia militar que impediu a fuga.

Os detentos então correram em direção ao bloco do semiaberto e queimaram a sala do gerador de energia e o galpão de alojamento.

Parte das celas e grades da unidade, além da enfermaria e secretaria foram depredadas, segundo a Susipe. O motim terminou às 9h40, quando os presos se entregaram, após negociação. Os detentos reivindica­vam celeridade na análise dos processos penais pela Justiça.

A polícia militar diz que reforçou a segurança na parte externa do presídio e que faria a recontagem e revista na unidade prisional. O presídio em Altamira tem capacidade para 208 presos, mas abriga 374, segundo a Susipe.

Este ano, o estado já havia sido palco de outra rebelião, em Santa Izabel do Pará, na região metropolit­ana de Belém. O motim e tentativa de fuga em massa terminou com 22 pessoas mortas no dia 10 de abril.

 ?? Reprodução ?? Presos fazem rebelião no presídio de Altamira (PA); capacidade é de 208 detentos, mas local abriga 374
Reprodução Presos fazem rebelião no presídio de Altamira (PA); capacidade é de 208 detentos, mas local abriga 374

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil