Agora

Governo estuda pedir vacina para matrícula em escollas

Ministério da Saúde analisa proposta como alternativ­a para reverter queda no índice de vacinação

- Natália cancian (FSP)

Em uma tentativa de reverter a queda nos índices de vacinação de crianças, o Ministério da Saúde estuda tornar obrigatóri­a a exigência da carteirinh­a nacional de imunização como requisito para a matrícula nas escolas.

Atualmente, a apresentaç­ão da carteirinh­a de vacinação é cobrada por parte das redes de ensino na matrícula dos alunos, mas não há regra federal sobre o tema.

Agora, a ideia é fazer uma portaria conjunta com o Ministério da Educação para regulament­ar essa exigência. A iniciativa foi revelada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

A cobrança de um documento que comprove a vacinação foi defendida pela coordenado­ra do Programa Nacional de Imunizaçõe­s, Carla Domingues, durante uma audiência na Procurador­ia-geral da República.

Não está claro, porém, se a exigência impediria o acesso à escola. Integrante­s do Ministério da Saúde dizem avaliar a possibilid­ade de exceções. Pais de crianças alérgicas ou com contraindi­cação à vacina, por exemplo, seriam obrigados a assinar um documento com justificat­iva para a não vacinação.

O mesmo valeria àqueles que não desejam que os filhos sejam vacinados.

O país registrou em 2017 os mais baixos índices de vacinação em mais de 16 anos.

Atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescent­e determina como “obrigatóri­a‘ a vacinação das crianças nos casos recomendad­os pelas autoridade­s sanitárias.

A cobrança da obrigatori­edade divide especialis­tas e a presidente da Sbim (Sociedade Brasileira de Imunizaçõe­s), Isabela Ballalai, diz que a entidade deve elaborar um documento sobre o tema até o fim deste mês.

 ?? Rivaldo Gomes - 1.set.19/folhapress ?? Criança é vacinada contra o sarampo em posto volante instalado no parque do Ibirapuera (zona sul) durante campanha que teve de ser prorrogada na capital
Rivaldo Gomes - 1.set.19/folhapress Criança é vacinada contra o sarampo em posto volante instalado no parque do Ibirapuera (zona sul) durante campanha que teve de ser prorrogada na capital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil